A falecida como ela é: as obsessões e imagens recorrentes no processo criativo de Nelson Rodrigues

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0203

Palavras-chave:

teatro, processo criativo, Nelson Rodrigues, A falecida

Resumo

Este artigo aborda a criação da peça A falecida, de Nelson Rodrigues, buscando esboçar as referências biográficas, literárias, cinematográficas, além das obsessões temáticas do autor, de analogias, influências, ecos, padrões e ideias recorrentes. Também apresenta uma autorreferencialidade na construção textual, que foram levados em conta na tessitura da sua primeira tragédia carioca. Se cria um painel das correlações estruturais, repetições, recorrências, deslocamentos e situações entre suas peças e as crônicas de A vida como ela é…, assim como breves traços da sua poética e da influência da cidade do Rio de Janeiro na criação da linguagem.

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Biografia do Autor

Enjolras de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Artes Visuais pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduado em Artes Cênicas – Habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor doutor da Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual da Bahia (UNEB).

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

OLIVEIRA, Enjolras de. A falecida como ela é: as obsessões e imagens recorrentes no processo criativo de Nelson Rodrigues. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 51, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5965/1414573102512024e0203. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24699. Acesso em: 27 jul. 2024.