Acervo Sábato Magaldi, muito além da memória
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101502024e0201Palavras-chave:
acervo pessoal, Sábato Magaldi, história do teatro, memóriaResumo
O crítico teatral mineiro Sábato Magaldi desenvolveu inúmeras funções ligadas ao teatro, contribuindo extensamente com o estudo, a crítica e a formação teatrais. Este artigo aborda o trabalho de tratamento, inventariação e pesquisa no Acervo Sábato Magaldi, custodiado pelo Acervo de Escritores Mineiros da UFMG, e tem como objetivo discutir seus processos e suas bases metodológicas. Diante disso, visa a apresentar alguns resultados obtidos durante o processo de tratamento, descrição e inventariação de seu acervo, bem como aponta algumas reflexões acerca do impacto deste acervo para a historiografia teatral. Para tal, discute a definição de acervo pessoal e a necessidade da prática contextual para a descrição do arquivo.
Downloads
Referências
ARQUIVO NACIONAL. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: Magia e técnica, arte e política: ensaio sobre literatura e história da cultura. Tradução de Paulo Sérgio Rouanet. 8ª. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BRITTO, A. C. L.; CORRADI, A. Considerações teóricas e conceituais sobre arquivos pessoais. PontodeAcesso, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 148–169, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/22745. Acesso em: 27 abr. 2023.
CAMARGO, Ana Maria de Almeida. Arquivos pessoais são arquivos. Revista do Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte, v. 45, p. 26-39, 2009.
CAMPOS, José Francisco Guelfi. Arquivos e memória: elementos para o debate sobre uma relação controversa. Escrita da História, [S. l.], n. 4, p. 100–119, 2016. Disponível em: https://www.escritadahistoria.com/index.php/reh/article/view/39. Acesso em: 27 abr. 2023.
CAMPOS, José Francisco Guelfi. Um salto no vazio? Considerações iniciais sobre a organização e representação de arquivos pessoais. Seminário em Ciência da Informação, vol. 4, 2011. Anais do 4. SECIN. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2011.
CARVALHO, Sérgio de. Teatro e sociedade no Brasil colônia: a cena jesuítica do Auto de São Lourenço. Sala Preta, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 6-53, 2015. DOI: 10.11606/issn.2238-3867.v15i1p6-53. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/97454. Acesso em: 16 out. 2023.
GÓES, Marta. O fã mais consagrado do teatro brasileiro. O Estado de São Paulo, São Paulo, 26 ago. 1989. Disponível em: https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19890826-35129-nac-0070-cd2-40-not. Acesso em: 27 abr. 2023.
MEDEIROS, Elen de. Acervo Sábato Magaldi: contribuições para a história e a crítica teatrais brasileiras. Sala Preta, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 277–288, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/138364. Acesso em: 15 mar. 2024.
MILLAR, Laura Agnes. A. A morte dos fundos e a ressurreição da proveniência: o contexto arquivístico no espaço e no tempo. Informação Arquivística, v. 4, n. 1, p. 144-162, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/41789. Acesso em: 27 abr. 2023.
MAGALDI, Sábato. Panorama do teatro brasileiro. 4. ed. São Paulo: Global, 2004.
MAGALDI, Sábato; VARGAS, Maria Thereza. Cem anos de teatro em São Paulo (1875-1974). 2. ed. São Paulo: Editora SESC, 2001.
MARQUES, Reinaldo. Memória literária arquivada. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, [S.I.], v. 18, n.2, p.105-119, 2008. DOI: 10.17851/2317-2096.18.2.105-119. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/18210. Acesso em: 27 abr. 2023.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de. Descrição e pesquisa: reflexões em torno dos arquivos pessoais. Rio de Janeiro: Móbile Editorial, 2012.
SOUTTO MAYOR, Mariana. O teatro do século XVIII no Brasil: das festas públicas às casas de ópera. Revista Aspas, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 103–110, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/102335. Acesso em: 15 mar. 2024.
VAN STEEN, Edla. Sábato por Edla. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, [S. l.], n. 68, p. 259-265, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/141542. Acesso em: 31 ago. 2023.
VAN STEEN, Edla. Introdução. In: MAGALDI, Sábato. Na plateia do mundo. São Paulo: Global, 2017. p. 13-17.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)