Gestos avant-garde e contemporaneidade no circo de hoje

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101462023e0701

Palavras-chave:

Circo contemporâneo, Avant-garde, História do circo, Novas práticas circenses

Resumo

O circo contemporâneo, baseando-se em práticas e aparelhos tradicionais e em várias de suas convenções espetaculares, enfatiza a performance de feitos humanos acrobáticos excepcionais, a engenhosidade ou a inventividade espetacular, muitas vezes contraintuitivas. O contemporâneo não é necessariamente avant-garde, mas definir os contornos e o ethos da contemporaneidade do circo ajuda a explorar suas manifestações de vanguarda. Há exemplos nas fronteiras, onde coexistem circo e dança, o burlesco, arte performática, não-atuação e engajamento político. A maioria das práticas avant-gardesão apresentadas em festivais internacionais. Elas não estão fora das normas, elas as estabelecem. Este artigo explora a interseção e, às vezes, complicada coabitação entre a concepção do contemporâneo e da vanguarda na prática e na recepção do circo atual. Primeiro, a contemporaneidade no circo de hoje é definida e contextualizada, propõe-se uma dialética do circo contemporâneo e conclui-se com propostas da vanguarda e como elas se relacionam com nossa compreensão atual do circo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Pereira dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda no programa de pós-graduação em Artes da Cena da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e no programa de doutorado Humanities da Concordia University em acordo de cotutela. Mestrado em Artes pela UNICAMP. Graduação em Dança pela UNICAMP. Artista do circo e da dança. Integrante do Ponto de Cultura NanoCirco (Campinas-SP).

Louis Patrick Leroux, Concordia University

Professor titular e diretor associado na Faculdade de Artes e Ciências na Concordia University, Montréal, Canadá. Suas áreas de pesquisa incluem teoria e prática teatral, circo contemporâneo e research-creation.  

Referências

AGAMBEN, Giorgio. What is the Contemporary. In: AGAMBEN, Giorgio. What is an Apparatus? And Other Essays. Stanford: Stanford University Press, 2009.

BOUISSAC, Paul. Circus as Multimodal Discourse: Performance, Meaning and Ritual. London: Bloomsbury, 2012.

BÜRGER, Peter. Theory of the Avant-Garde. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1984.

CIRCUSNEXT. Circusnext, 2022. About. Disponível em: https://www.circusnext.eu/about/. Acesso em: 16 Dezembro 2022.

CLARAC, Patrice. CiRCA Auch: De l’élan de la jeunesse à un cirque réinventé. Auch: Éditions Confluences/CiRCA, 2017.

GOUDARD, Philippe. Le cirque entre l’élan et la chute: Une esthétique du risqué. Saint-Gély-du-Fesc: Éditions Espaces 34, 2010.

GUY, Jean-Michel. Introduction. In: GUY, Jean-Michel. Avant-garde, cirque! Les arts de la piste em revolution. Paris: Autrement, 2001, p. 10–24.

GUYEZ, Marion. Hybridation de l’acrobatie et du texte sur les scènes circassiennes contemporaines: Dramaturgie, fiction et représentations. Tese (doutorado) - Université de Toulouse. Toulouse, 2017. Disponível em: https://theses.hal.science/tel-02438811

HIVERNET, Pierre, KLEIN, Véronique. Panorama contemporain des arts du cirque. Paris: Éditions Textuel/Hors les murs, 2010.

JACOB, Pascal. The Québécois Circus in the Concert of Nations: Exchange and Transversality. In: LEROUX, Louis Patrick, BATSON, Charles (Eds.). Cirque Global: Quebec’s Expanding Circus Boundaries. Montreal-Kingston: McGill-Queen’s University Press, 2016, p. 25-35.

JOYEUX-PRUNEL, Béatrice. Les avant-gardes artistiques 1848–1918: Une histoire transnationale. Paris: Gallimard, 2015.

JOYEUX-PRUNEL, Béatrice. Les avant-gardes artistiques 1918–1945: Une histoire transnationale. Paris: Gallimard, 2017.

LAUMONIER, Marc. Nadj, nouvelle piste pour la danse. Libération, Paris, 15 janeiro 1996. Disponível em: https://www.liberation.fr/culture/1996/01/15/nadj-nouvelle-piste-pour-la-danse-le-choregraphe-signe-le-spectacle-annuel-de-l-ecole-du-cirque-de-c_160153/

LAVERS, Katie; LEROUX, Louis Patrick; BURTT, Jon. Contemporary Circus. London: Routledge, 2019.

LEROUX, Louis Patrick, BATSON, Charles (Eds.). Cirque Global: Quebec’s Expanding Circus Boundaries. Montreal-Kingston: McGill-Queen’s University Press, 2016

LIEVENS, Bauke. The Myth Called Circus: Open Letter to the Circus No. 2. In: LIEVENS, Bauke. Negotiating Distance: 2 Letters and 3 Conversations on Artistic Research in Contemporary Circus. Ghent: HoGhent, 2018.

LIEVENS, Bauke; VANTOURNHOUT, Alexander. Is There a Way Out of Here? Ghent: Not Standing VZW and KASK School of Arts, 2017.

LYNG, Stephen. Edgework and the Risk-taking Experience. In: LYNG, Stephen Edgework: The Sociology of Risk-Taking. New York: Routledge, 2005, p. 17–49.

MALEVAL, Martine. L’émergence du nouveau cirque: 1968–1998. Paris: L’Harmattan, 2010.

MALEVAL, Martine. Sur la piste des cirques actuels. Paris: L’Harmattan, 2014.

MASON, Bim. Foreword. In: CONNELL, Monica (Ed.). Flying High: New Circus in Bristol. Bristol: Tangent Books, 2011, p. iv–vii.

PUROVAARA, Tomi et al. An Introduction to Contemporary Circus. Stockholm: STUTS, 2012.

RUFFEL, Lionel. Brouhaha: Les mondes du contemporain. Lagrasse: Verdier, 2016.

THE 7 FINGERS. The 7 Fingers, 2022. Traces. Disponível em: https://7fingers.com/shows/creations/traces/. Acesso em: 24 Agosto 2021.

TRAPP, Franziska. Lektüren des zeitgenössischen zirkus: ein modell zur text-kontext-orientierten aufführungsanalyse. Tese (doutorado) - Universität Münster e Université Paul-Valéry Montpellier III, 2020.

WALLON, Emmanuel (Ed.). Le cirque au risque de l’art. Arles: Actes Sud-Papiers, 2002.

Downloads

Publicado

2023-04-27

Como Citar

SANTOS, Milena Pereira dos; LEROUX, Louis Patrick. Gestos avant-garde e contemporaneidade no circo de hoje. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 46, p. 1–26, 2023. DOI: 10.5965/1414573101462023e0701. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23179. Acesso em: 21 nov. 2024.