Copeau e os laboratórios da infância: as brincadeiras de seus filhos, ou, melhor dizendo, le tout rond

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102442022e0210

Palavras-chave:

Jacques Copeau, Infância, Brincadeira, Jogo infantil, Pedagogia teatral

Resumo

O projeto pedagógico de Jacques Copeau para a renovação da arte do ator e do teatro inspirou-se de diferentes fontes. Uma das mais importantes foi a infância, verdadeiro objeto de observação e de experimentação em pelo menos quatro ocasiões que aqui são designadas como “laboratórios da infância”. Neste texto, busca-se colocar em evidência o primeiro desses laboratórios, aquele que se refere ao conjunto de brincadeiras e jogos inventados pelos três filhos de Copeau e nomeado pelos mesmos como le tout rond. Constata-se então a importância do círculo familiar de Jacques Copeau em sua empreitada teatral, podendo-se observar uma rica dinâmica retroalimentativa entre vida e arte no contexto aqui retratado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Cardoso Scalari, Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle

Doutorado em Estudos Teatrais pela Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle. Mestrado em Teatro pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em Licenciatura em Teatro, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  

Referências

BLACK, Max. Models and metaphors, studies in language and philosophy. Ithaca, N.Y.: Cornell University Press, 1962.

CONSOLINI, Marco. Les Copeau: famille ouverte et fermée, traditionnelle et recomposée. Communication effectuée à l’occasion des Journées d’études “Couples en création dans les arts de la scène et au-delà XXe-XXIe s.”. MSH Paris Nord, Université Paris 8 - Vincennes-Saint.Denis, 6 fev. 2016.

COPEAU, Jacques. Registres III, Les Registres du Vieux-Colombier, 1. Paris: Gallimard, 1979.

COPEAU, Jacques. Registres IV. Les Registres du Vieux Colombier, 2: America. Paris: Gallimard, 1984.

COPEAU, Jacques. Journal: 1901-1948. Paris: Seghers, 1991. v. 1

COPEAU, Jacques. Registres VI, L’École du Vieux-Colombier. Paris: Gallimard, 1999.

COPEAU, Jacques. Réflexion d'un comédien sur le "Paradoxe de Diderot". In: Jacques Copeau, Christophe Allwright. Jacques Copeau. Anthologie inachevée à l'usage des jeunes générations. Paris: Gallimard, 2012, p. 137-145.

COPEAU, Jacques et al. Fonds Copeau, 7 Boîtes non cataloguées concernant l’École du Vieux Colombier. Bibliothèque nationale de France, Direction des collections, Département des arts du spectacle, [s.d.].

DASTÉ, Catherine. "Jacques Copeau, grand-père redouté et aimé. In: Jacques Copeau. Les nouveaux cahiers de la Comédie-Française, n° 12. La Comédie-Française « L’Avant-scène théâtre ». Ouvrage Collectif. Paris. 2014.

DASTÉ, Marie-Hélène. « Mon père Jacques Copeau». Europe Revue Mensuelle, n. 396–397, p. 53–61, 1962.

DASTÉ, Marie-Hélène. Histoires de nos jeux / Marie-Hélène Dasté ; présentées par Catherine Dasté. Paris: Séguier, 2006.

DASTÉ, Marie-Hélène. Eclats de souvenirs. Pernand-Vergelesses: Association des Amis de Jacques Copeau, 2007.

FALEIRO, José Ronaldo. Copeau e a Máscara. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 12, p. 101-110, 2018.

DOI: 10.5965/1414573101122009101. Disponível em:

https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101122009101. Acesso em: 29 mar. 2022.

FREIXE, Guy. La filiation Copeau, Lecoq, Mnouchkine : une lignée du jeu de l’acteur. Lavérune: Éditions l’Entretemps, 2014.

HORVATH, Laszlo.; COPEAU, Jacques.; ALLWRIGHT, Christophe. Entre deux jardins : le Vieux-colombier de Jacques Copeau (filme) L. Horvath [prod.], 1993. Disponível na Bibliothèque Nationale de France.

MIGNON, Paul-Louis. et al. Jacques Copeau : après-midi d’étude du 26 novembre 1999. Registro sonoro de uma tarde de estudos sobre Jacques Copeau. Disponível na Bibliothèque Nationale de France, Paris, 2000.

SCALARI, R. C. Quando o teatro encontra a infância: Contribuições da Children’s School à pedagogia do ator na École du Vieux-Colombier. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 159–174, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.32946.

Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/32946.

Acesso em: 27 jun. 2022.

Downloads

Publicado

2022-09-26

Como Citar

SCALARI, Rodrigo Cardoso. Copeau e os laboratórios da infância: as brincadeiras de seus filhos, ou, melhor dizendo, le tout rond. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 44, p. 1–23, 2022. DOI: 10.5965/1414573102442022e0210. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21895. Acesso em: 19 abr. 2024.