Atuar-atuado: cena, pajelança e uma possível rotação de perspectiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101432022e0116

Palavras-chave:

Pajé, Corpo, Artes da cena, Antropologia

Resumo

“Atuado” é o termo usado na Pajelança Cabocla de Pena e Maracá para se referir ao corpo em performance da pajé. Este artigo trouxe a proposição de uma aproximação dessa prática e algumas reflexões sobre os possíveis diálogos da noção de atuado com a contemporaneidade das artes cênicas e performativas. Para tanto, partiu-se da hipótese de que esse cruzamento oferece elementos com valor de fertilidade para uma cena que ensaia novos modos de pensar e ver os mundos. A proposição se origina do encontro da autora deste artigo com a memória da própria avó, pajé cabocla de pena e maracá, e imbricou trabalhos de campo no Marajó com questões das Artes da Cena e pensamentos que discutem e desdobram o conceito de perspectivismo ameríndio.

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Biografia do Autor

Katia Brito, Universidade de Sao Paulo (USP)

Atriz, performer e encenadora. Doutoranda em Arte Cênicas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO. Graduada em teatro pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Foi aluna de Klaus Vianna. Em 2020, iniciou o processo de criação da palestra performance Corpo Atuado, em que é roteirista, diretora e atriz.

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Publicado

2022-04-06

Como Citar

BRITO, Katia. Atuar-atuado: cena, pajelança e uma possível rotação de perspectiva. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, p. 1–19, 2022. DOI: 10.5965/1414573101432022e0116. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21549. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: As artes da cena dos e com os povos indígenas