Entre a atriz e a performer: a visibilidade feminina construindo um corpo em arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102442022e0106

Palavras-chave:

atuação teatral, ação performativa, visibilidade feminina

Resumo

Este artigo tem o interesse de compreender como pode acontecer a construção de um corpo em arte, nos possíveis limites entre uma atuação teatral e uma ação performática. Limita-se a explorar essa temática através de algumas vozes femininas inseridas no campo teatral e performático. O principal foco na investigação desses materiais se deu pela observação do trabalho corporal de mulheres, a partir de seus corpos em cena, objetivando uma visibilidade feminina e suas questões. Assim, usa-se como materiais de análise a peça Tem alguém que nos odeia – que engloba a representatividade lesbo-feminina –, e a performance intitulada 6 minutos, que trata de questões a respeito do aborto.

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Biografia do Autor

Ronaldo Záphas, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Artes da Cena e Mestre em Artes da Cena (2017), ambos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialização em Gestão e Políticas Culturais (2011) pela Escola Itaú Cultural/Universidade de Girona/Espanha. Licenciando em Teatro pela Mozarteum. Licenciando em Arte pela FAAL. Graduado em Artes Cênicas (UNICAMP).

Isabela Augusto Rosa, Universidade Sagrado Coração

Bacharelado em Teatro pelo Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO – 2019). Educadora Social com ênfase em Teatro, na instituição SORRI - Bauru (2022). Produtora Cultural na Aflorar Cultura (2021) e Diretora Teatral no Lar Santa Luzia para Cegos (2019).  019).

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Publicado

2022-09-26

Como Citar

ZÁPHAS, Ronaldo; ROSA, Isabela Augusto. Entre a atriz e a performer: a visibilidade feminina construindo um corpo em arte. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 44, p. 1–25, 2022. DOI: 10.5965/1414573102442022e0106. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21535. Acesso em: 28 mar. 2024.