Reperformance: a presença em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101432022e0203

Palavras-chave:

Reperformace, Performance, Presença, Arquivo, Marina Abramović

Resumo

A proposta básica desta pesquisa foi esboçar uma definição possível de reperformance, cotejando-a com a problemática geral da relação entre presença e arquivo no campo das atividades performáticas. Para tanto, considerou-se a eclosão histórica das reperformances, típica dos anos 2000, a partir da exposição Seven Easy Pieces, de Marina Abramović, com ênfase na análise de um caso-exemplar – a obra Seedbed – e nas eventuais aproximações e diferenças que esta manteve com a performance de “origem”, de Vito Acconci. Como resultado, propôs-se a noção de “redução arquival” como uma categoria central para a definição de reperformance, considerando-se suas potencialidades dialógicas, de ordem trans-histórica.

Downloads

Biografia do Autor

Artur Correia de Freitas, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (PPGHIS/UFPR). Mestre no mesmo curso e programa. Professor Associado de História da Arte do curso de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES – Mestrado Profissional em Artes) da Universidade Estadual do Paraná (campus Curitiba II - FAP/UNESPAR) e professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PPGHIS/UFPR - Mestrado e Doutorado). 

Referências

ABRAMOVIĆ, Marina. Reenactment: introduction. In: Marina Abramovic: Seven Easy Pieces. Solomon R. Guggenheim Museum. New York: Edizioni Charta, 2007a.

ABRAMOVIĆ, Marina. Seven easy pieces. Milão: Charta, 2007b.

ALLEN, Jennifer. “Einmal ist keinmal”: observations on reenactment. In: LÜTTICKEN, Sven (ed.). Life, once more: forms of reenactment in contemporary art. Rotterdam: Witte de With, Center for Contemporary Art, 2005.

AUSLANDER, Philip. The performativity of performance documentation. PAJ: a Journal of Performance and Art, vol. 28, n. 3, 2006.

BANKS, Georgia. Reperformance: a dedication. Dissertação (Mestrado em Fine and Visual Arts), Melbourne, University of Melbourne, 2015.

BEDFORD, Christopher. The viral ontology of performance. In: HEATHFIELD, Adrian; JONES, Amelia (eds). Perform, repeat, record. Chicago: Intellect Ltd., 2012.

BÉNICHOU, Anne. Reperformance and transhistoricity. Performance Research, vol. 21, n. 5, 2016.

BUCHLOH, Benjamin. Neo-avantgarde and culture industry. Cambridge: MIT Press, 2000.

CHALMERS, Jessica. Marina Abramović and the re-performance of authenticity. Journal of Dramatic Theory and Criticism, vol. 22, n. 2, 2008.

CONCANNON, Kevin. Yoko Ono’s Cut Piece: from text to performance and back again. PAJ: a Journal of Performance and Art, n. 3, 2008.

COOKE, Grayson. De-inter-facement: 0100101110101101.org’s portraits of “Second Life” avatars. Convergence, vol. 16, n. 4, 2010.

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

DIACONO, Mario. Vito Acconci: del testo-azione al corpo come testo. New York: Out of London Press, 1975.

DUARTE, Sarah Marques. Ciberformance, Second Life e “Synthetic Performances”. Ouvirouver, Uberlândia, vol. 12, n. 2, ago-dez. 2016.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 14ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

FOSTER, Hal. Bad new days: art, criticism, emergency. London; New York: Verso, 2015.

GENETTE, Gérard. A obra de arte: imanência e transcendência. São Paulo: Littera Mundi, 2001.

GOODMAN, Nelson. Linguagens da arte: uma abordagem a uma teoria dos símbolos. Lisboa: Gradiva, 2006.

JONES, Amelia. “Presence” in absentia: experiencing performance as documentation. Art Journal. vol. 56, n. 4, 1997.

JONES, Amelia. Body art: performing the subject. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1998.

KAPLAN, Janet. Deeper and deeper: interview with Marina Abramović. Art Journal, vol. 58, n. 2, 1999.

KAPROW, Allan. Untitled guidelines for happenings [c. 1965]. In: STILES, Kristine; SELZ, Peter (orgs.). Theories and documents of contemporary art: a sourcebook of artist’s writings. Los Angeles: University of California Press, 1996.

KENNEDY, Maev. Ono bares all for peace – again. The Guardian, Londres, 06 set. 2003.

KENNEDY, Randy. Self-mutilation is the sincerest form of flattery. New York Times, 06 nov. 2005.

MARIONI, Tom. Marina Abramovic; now playing the artist. New York Times, 13 nov. 2005.

MARIONI, Tom. Oral history interview with Tom Marioni. Archives of American Art, Smithsonian Institution, 21-22 dez. 2017. Disponível em: https://www.aaa.si.edu/download_pdf_transcript/ajax?record_id=edanmdm-AAADCD_oh_392052 Acesso em: 16 maio 2021.

MATTES, Eva; MATTES, Franco. Reenactment of Vito Acconci’s Seedbed, vídeo, 9’38’’, 2010. Disponível em: http://0100101110101101.org/reenactment-of-vito-acconcis-seedbed/ Acesso em: 16 maio 2021.

MORGAN, Robert. Thoughts on re-performance, experience, and archivism. PAJ: a Journal of Performance and Art, vol. 32, n. 3, 2010.

PHELAN, Peggy. Unmarked: the politics of performance. New York: Routledge, 1993.

PRINCENTHAL, Nancy. Back for one night only! Art in America, vol. 94, n. 2, February 2006.

RICHARDS, Mary. Marina Abramović. 2nd ed. London; New York: Routledge, 2018.

ROSENBERG, Karen. Provocateur: Marina Abramović. New York, 1º dez. 2005. Disponível em: https://nymag.com/nymetro/arts/art/15228 Acesso em: 16 maio 2021.

SMALEC, Theresa. Not what it seems: the politics of re-performing Vito Acconci's Seedbed (1972). Postmodern Culture, Johns Hopkins University Press, vol. 17, n. 1, set. 2006.

SMITH, Roberta. Turning back the clock to the days of crotchless pants and a deceased rabbit. New York Times, 17 nov. 2005.

STOJINIĆ, Aneta. Digital anthropomorphism: performers avatars and chat-bots. Performance Research, vol. 20, 2015.

TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural das Américas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.

TAYLOR, Diana. Saving the “live”? re-performance and intangible cultural heritage. Études Anglaises, vol. 69, Issue 2, 2016.

WOOD, Catherine. Performance in contemporary art. London: Tate Publishing, 2018.

Downloads

Publicado

06-04-2022

Como Citar

FREITAS, Artur Correia de. Reperformance: a presença em questão. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, p. 1–28, 2022. DOI: 10.5965/1414573101432022e0203. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20218. Acesso em: 3 maio. 2025.