As relações sociais brasileiras em duas comédias de Martins Pena

Autores

  • Manoel Candeias Instituto de Artes (UNICAMP), Campinas, SP

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101222014201

Resumo

Neste artigo, partimos de alguns importantes estudos sobre formação histórica e artística do Brasil para demonstrar de que maneira certas particularidades do contexto nacional estão expressas na estrutura de duas peças de Martins Pena: O Judas em sábado de Aleluia e sua última comédia, que ficou sem título. Nesse percurso, observamos o modo pelo qual alguns procedimentos cômicos da tradição acabam por projetar formalmente tais especificidades locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Candeias, Instituto de Artes (UNICAMP), Campinas, SP

Doutor em Artes da Cena - Instituto de Artes (UNICAMP)

Downloads

Publicado

2014-07-19

Como Citar

CANDEIAS, Manoel. As relações sociais brasileiras em duas comédias de Martins Pena. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 22, p. 201–210, 2014. DOI: 10.5965/1414573101222014201. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014201. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Continuo