A máscara-objeto e o teatro de Bertolt Brecht

Autores

  • Valmor Nini Beltrame Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101122009111

Resumo

O estudo pretende encontrar na obra de Brecht contribuições para o uso da máscara no teatro. Inicialmente trabalha com as contribuições deixadas por ocasião da montagem da peça O Círculo de Giz Caucasiano. Posteriormente concentra-se na análise da peça didática A Decisão. São evidenciadas as falas das personagens e a atualidade das mesmas para o ator que pretende usar a máscara como recurso na interpretação teatral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valmor Nini Beltrame, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Professor no Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC. Mestre e Doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisa distintas manifestações do teatro de animação.

Downloads

Publicado

2018-09-27

Como Citar

BELTRAME, Valmor Nini. A máscara-objeto e o teatro de Bertolt Brecht. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 12, p. 111–124, 2018. DOI: 10.5965/1414573101122009111. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101122009111. Acesso em: 24 nov. 2024.