Cidade e experiência estética: ocupar as ruas, para ocupar os currículos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103452022e0113

Palavras-chave:

Cidade, Experiência estética, Teatro, Formação de professores

Resumo

Há nas relações formativas contemporâneas a necessidade atitudinal e epistêmica de se fazer da cidade um espaço para que a experiência estética possa existir e, assim sendo, uma das maneiras para que tal premissa educativa, que resvala diretamente na formação de novos espectadores, possa se consolidar enquanto área de conhecimento e campo de experiência seria a ocupação regular dos espaços públicos por ações estéticas diversas, desse modo, as Universidades não estão fora deste contexto. Assim, de maneira ensaística, o trabalho a seguir levanta algumas reflexões sobre as potências formativas que a cidade pode oferecer na construção de artefatos estéticos e, ainda, algumas possíveis relações entre currículo, cidade e cultura na formação artística.

Downloads

Biografia do Autor

Abimaelson Santos, Universidade Federal do Maranhão

Doutorado em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP). Mestrado em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduação – Licenciatura em Teatro pela UFMA. Professor da Universidade Federal do Maranhão.

Referências

CAMPBELL, Brígida. Arte para uma cidade sensível. São Paulo: Invisíveis Produções, 2015.

CANCLINI, Nestor Garcia. Leitores, Espectadores e Internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: Artes do fazer. 22ª ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. São Paulo: Centauro, 2001.

MORENO, Renata. Entre o capital e a vida: pistas para uma reflexão feminista sobre as cidades. In: MORENO, Renata (Org.). Reflexões e práticas de transformações feministas. São Paulo: SOF, 2015.

OLIVEIRA, Fernanda Areias; PEREIRA, João Victor. A reescritura de espaços históricos no processo teatral de Negro Cosme em Movimento, do Grupo Cena Aberta. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, ago./set. 2020.

Downloads

Publicado

12-12-2022

Como Citar

SANTOS, Abimaelson. Cidade e experiência estética: ocupar as ruas, para ocupar os currículos. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 45, p. 1–30, 2022. DOI: 10.5965/1414573103452022e0113. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22687. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Cidades, espaços teatrais e experiências artísticas