Cenografia expandida no Brasil: uma abordagem narrativa a partir do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102442022e0209

Palavras-chave:

Cenografia expandida, Precariedade, Performatividade, Materialidade, Sul Global

Resumo

A investigação das práticas cenográficas contemporâneas tem proporcionado uma efervescente e complexa arena para a criação, produção e teorização do fazer artístico, envolvendo diferentes disciplinas, procedimentos e modos de trabalho que extrapolam o próprio conceito de cenografia – como a direção e a dramaturgia. Entre as atuais inúmeras definições da cenografia, investigaremos o conceito de cenografia em campo expandido como ponto de partida para discutir o termo a partir de uma perspectiva do Sul, latino-americana, brasileira. Buscaremos analisar como as práticas expandidas e site-specific têm caracterizado uma espécie de identidade da escritura cênica a partir do Sul, utilizando exemplos de trabalhos realizados desde os anos 1960 até a atualidade, especialmente na cidade de São Paulo.

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Biografia do Autor

Renato Bolelli Rebouças, Universidade de São Paulo

Doutor e Mestre em Artes Cênicas/Cenografia pelo Centro de Artes Cênicas/Universidade de São Paulo. Pesquisador do Laboratório de Práticas Performativas da USP e pesquisador visitante do departamento de Performance Studies da Universidade de Nova Iorque/Tisch School of the Arts (bolsista CAPES PROEX e PDSE). Cenógrafo, diretor de arte, figurinista, professor e pesquisador e independente.

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Publicado

2022-09-26

Como Citar

REBOUÇAS, Renato Bolelli. Cenografia expandida no Brasil: uma abordagem narrativa a partir do Sul. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 44, p. 1–29, 2022. DOI: 10.5965/1414573102442022e0209. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22278. Acesso em: 28 mar. 2024.