Editorial - Em trabalho de cura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0901

Resumen

Os Editores responsáveis pelo Dossiê Temático: Curadoria da Performance e Processos de Cura em Artes Cênicas realizam, neste Editorial, uma conversa sobre os conceitos que formaram este trabalho publicado na Urdimento v.1, n.40, setembro de 2021.  

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Biografía del autor/a

André Luís Rosa, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Performer, Ator, Dançarino, Encenador e Educador em Arte. Doutorado em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra. Mestrado em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Licenciatura em Educação Artística (Dança e Teatro) pela Universidade Estadual Paulista. Prof. Dr. Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Daiane Dordete Steckert Jacobs, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professora Associada do Departamento de Artes Cênicas da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, na área de voz/interpretação, e do Programa de Pós-graduação em Teatro da UDESC. Diretora de Extensão, Cultura e Comunidade do Centro de Artes da UDESC (gestão 2017-2021). Doutora e Mestra em Teatro pela UDESC. Bacharela em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatral pela FAP - Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR).

Dodi Leal, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Professora do Centro de Formação em Artes (CFA) e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) - Campus Sosígenes Costa (CSC) - Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (mestrado profissional) - PPGER/UFSB e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Teatro - PPGT/UDESC. Doutora em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), com estágio doutoral no programa de Doutoramento em Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Licenciada em Artes Cênicas (CAC/ECA/USP). Habilitada em Cinema e vídeo no Baccalauréat interdisciplinaire en arts da Université du Québec à Chicoutimi (UQAC, Québec-Canadá).

José Fernando Peixoto de Azevedo, Universidade do Estado de São Paulo (USP)

Graduação e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo-USP. Atua como pesquisador nas áreas de história e estética do teatro brasileiro e do teatro negro, estética teatral contemporânea, além de estética e filosofia contemporâneas. Professor de Estudos de Dramaturgia e História do Teatro Brasileiro, Análise do texto e da cena (teorias do teatro) e Oficinas de Montagem na Escola de Arte Dramática-EAD da Escola de Comunicações e Artes da USP, além de diretor da escola. É dramaturgo, diretor de teatro e cinema. 

Mara Leal, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Atriz-performer-pesquisadora. Docente do Curso de Teatro, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFU e do Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES). Desenvolve pesquisa sobre Cena Contemporânea e Performance na interface entre criação e práticas artístico-pedagógicas. Pesquisadora do grupo GEAC (CNPq) e integrante da equipe editorial da Revista Rascunhos e Ouvirouver.  

Maria Fernanda Vomero, Universidade de São Paulo (USP)

Jornalista, performer e mestra em Artes pela Universidade de São Paulo (USP), na área de Pedagogia Teatral, com uma pesquisa sobre a relação entre teatro, resistência e direitos humanos na Palestina. Possui especialização em documentário pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de Los Baños (Cuba) e pela Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha).   

Citas

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Publicado

2021-04-28

Cómo citar

ROSA, André Luís; JACOBS, Daiane Dordete Steckert; LEAL, Dodi; AZEVEDO, José Fernando Peixoto de; LEAL, Mara; VOMERO, Maria Fernanda. Editorial - Em trabalho de cura. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 40, p. 1–21, 2021. DOI: 10.5965/1414573101402021e0901. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20083. Acesso em: 22 dic. 2024.