Cuatro cartas en confluencia: Palabras para las Yabás

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0301

Palabras clave:

Aguas, Sanación, Yabás, Mujeres artistas, Performance

Resumen

Este artículo, tejido por las manos de las cuatro artistas involucradas en el proceso de investigación y creación de Mar Aberto: confluências de vida e arte entre mulheres das águas, partió de la premisa de que escribir sobre curación solo tendría sentido si fuera un proceso curativo em sí mismo. Ancladas a este principio, se eligió el formato de carta porque traía el tono de intimidad y multiplicidad a las voces de las autoras que entregaran sus palabras como ofrendas a las cuatro grandes madres de las religiones africanas, las Yabás Nanã, Oxum, Iansã e Iemanjá. Como parte del proceso artístico y de investigación sobre las mujeres que trabajan con la pesca artesanal en Santa Catarina, la fuerza femenina de las Yabás surge como una oración por la transmutación y la creación. En este compartir entre caminos de sanación y creatividad, confluyen preguntas sobre el cuerpo, la práctica artística y el proceso vivido hasta ahora.

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Biografía del autor/a

Jussyanne Rodrigues Emidio, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Teatro - PPGT/UDESC. Mestra em Teatro pela mesma instituição. Graduada em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Atriz, bailarina, diretora.

Elaine Cristina Maia Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (2018). É atriz, produtora cultural, cenógrafa e arquiteta urbanista graduada pela Universidade Federal do Ceará (2015) e também graduada em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2009). Idealizadora do conceito de Urbgrafias: cartografias de ações artísticas no espaço da cidade, também investiga epistemologias de criação centradas no corpo. É integrante do grupo de pesquisa QUIASMA (UFSC) e integrante da Cia Balacochê de Teatro.

Thaís Cardozo Favarin, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Graduada em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestre no Programa de Pós-Graduação em História na mesma universidade. Atualmente integra a Cia Balacochê de teatro.

Mariana Rotili da Silveira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Atriz, pesquisadora, diretora e artista visual. Bacharel e licenciada em História pela UDESC. Mestra em Artes da Cena pela Unicamp com pesquisa vinculada ao LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais. Integra o Coletivo MÓ, um ramo de continuidade às pesquisas do LUME Teatro que investiga as potências expressivas e energéticas dos corpos e suas interações com o mundo natural e que é orientado por Naomi Silman, atriz do grupo LUME. É parte do ASA – Ateliê Sul de Atuação -, uma instância de aprendizagem e criação cênica movida pelo interesse nas artes do corpo e estudos da presença, orientado por Tânia Farias, atriz da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz. É uma das criadoras do projeto 'A Transmissão da Flor', que realiza a criação contínua de encontros entre mestras e mestres das artes da cena contemporânea com artistas em formação através de chamadas públicas e gratuitas. Atua também no cinema nas áreas de direção, roteiro, fotografia e montagem. Seu trabalho visiona ativar múltiplas camadas de partilha sensível e o reencantamento da vida.

Citas

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Publicado

2021-04-28

Cómo citar

EMIDIO, Jussyanne Rodrigues; NASCIMENTO, Elaine Cristina Maia; FAVARIN, Thaís Cardozo; SILVEIRA, Mariana Rotili da. Cuatro cartas en confluencia: Palabras para las Yabás. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 40, p. 1–28, 2021. DOI: 10.5965/1414573101402021e0301. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19440. Acesso em: 28 nov. 2024.