O exercício da amorosidade no trabalho criador da/do artista da cena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0103

Palavras-chave:

Amorosidade, Ator, Chakras, Pedagogia

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre como o exercício da amorosidade pode auxiliar na transformação de si, no entendimento da importância do trabalho colaborativo e na ampliação das possibilidades criativas na prática da/o atriz/ator. A pesquisadora, professora de disciplinas corporais em faculdades de artes cênicas, observou uma mudança significativa nas relações entre as/os estudantes, dentro e fora da sala de aula, após a realização de práticas através do estudo da teoria milenar hindu do sistema de chakras, com enfoque no chakra do coração. São apresentadas sugestões de exercícios, citações de percepções das/dos alunas/os e reflexões a respeito das práticas da amorosidade.

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Biografia do Autor

Claudia Mele, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Atriz, diretora, autora e preparadora corporal. Doutoranda e Mestre em Artes Cênicas (2013) pela UNIRIO. Professora da Faculdade CAL de Artes Cênicas, da Faculdade Cesgranrio de Teatro e da Pós-Graduação em Preparação Corporal nas Artes Cênicas (FAV). Na Universidade Santa Úrsula, é professora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Psicologia e Direito em disciplinas com enfoque na expressão vocal e corporal e na criatividade.

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Publicado

2021-04-28

Como Citar

MELE, Claudia. O exercício da amorosidade no trabalho criador da/do artista da cena. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 40, p. 1–32, 2021. DOI: 10.5965/1414573101402021e0103. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19384. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Curadoria da Performance e Processos de Cura em Artes Cênicas