Prisiones y Activismo en la Pandemia: Cómo los Supervivientes del Encarcelamiento Cambian el Significado de la Participación Cívica

Autores/as

  • Alexandra Friedman Universidade de Michigan
  • Ashley Lucas Universidade de Michigan
  • Efrén Paredes

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731033920200104

Palabras clave:

Prisión, Activismo, Ciudadanía, Boletín de la Prisión, Serie Web, Programación de Artes Carcelarias

Resumen

En medio de la pandemia de COVID-19, las personas encarceladas actualmente y anteriormente en el estado de Michigan en los Estados Unidos se están asociando con escritores y artistas del mundo libre para hacerse más visibles en este momento de crisis. Este artículo analiza tres estudios de caso (el boletín MYLIFEMATTERSTOO, la serie web Living on Loss of Privileges y la programación por correspondencia del Prison Creative Arts Project) en los que las personas encarceladas y las que han sido liberadas recientemente están utilizando su creatividad y sus redes de simpatizantes para hacer valer sus voces y derechos. Al hacerlo, insisten en que son ciudadanos que participan activamente en comunidades del mundo libre.

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Biografía del autor/a

Alexandra Friedman, Universidade de Michigan

Assistente de pesquisa do Carceral State Project (Projeto Estado Carceral) da Universidade de Michigan (UM) e atualmente é produtora associada da websérie Living on Loss of Privileges: What We Learned in Prison. (Vivendo com a Perda de Privilégios: O que Aprendemos na Prisão?). Graduou-se recentemente pela UM com mestrado duplo em Serviço Social e Música. Durante seus estudos, Friedman se concentrou em explorar como a música pode ser usada como ferramenta para o empoderamento e crescimento comunitário.

Ashley Lucas, Universidade de Michigan

Professora associada de Teatro e Drama do Residential College na Universidade de Michigan (UM). Ela é ex-diretora do Prison Creative Arts Project (Projeto de Artes Criativas Prisionais) e principal investigadora do Carceral State Project. Seu livro Prison Theatre and the Global Crisis of Jail (Teatro na Prisão e a Crise Global de Encarceramento) [Bloomsbury, 2020] examina as maneiras pelas quais as pessoas encarceradas usam o teatro para neutralizar as forças desumanas da prisão. Lucas também é autora de uma peça etnográfica sobre as famílias dos prisioneiros intitulada  Doin' Time: Through the Visiting Glass (Cumprindo Pena: Através do Vidro de Visitas), que ela já apresentou como espetáculo solo nos EUA e na Irlanda, no Brasil e no Canadá. Ela dirige o PCAP Brazil Exchange — um programa de intercâmbio com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade do Estado de Santa Catarina — levando estudantes para o Rio e para Florianópolis todos os verões a fim de fazer trabalhos teatrais dentro de presídios, hospitais e comunidades.

Efrén Paredes

Jornalista, líder e agente de mudanças em justiça social, está preso em Michigan há 31 anos. Ele tem falado em eventos em campi universitários em todo o país por telefone e frequentemente aparece em TV/rádio/podcasts discutindo questões de justiça criminal, Estudos Negros e Latinos e resolução de conflitos. Seus escritos de justiça social também são destaque em vários sites e blogs. Para saber mais sobre Efrén visite http://fb.com/Free.Efren.

Citas

BATES; PATRICK; WELCH, Cozine. Entrevista realizada por Ashley Lucas. Entrevista pessoal. Digital. 18 jun. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-uEZqKs7keU>.

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FERRELL, Ricardo. Email para Alexandra Friedman, Ann Arbor, Michigan, em 10 ago. 2020.

JONES, Quentin. Email para Alexandra Friedman, Ann Arbor, Michigan, em 10 ago. 2020.

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Publicado

2020-12-23

Cómo citar

FRIEDMAN, Alexandra; LUCAS, Ashley; PAREDES, Efrén. Prisiones y Activismo en la Pandemia: Cómo los Supervivientes del Encarcelamiento Cambian el Significado de la Participación Cívica. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 39, p. 1–24, 2020. DOI: 10.5965/14145731033920200104. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19107. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê temático: Artes da Cena atrás das grades