Dos sensores às sensações: considerações sobre o corpo estesiológico e o uso de tecnologias vestíveis em performances artísticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731033920200202

Palavras-chave:

Performance mediada por dispositivos, Tecnologias vestíveis,, Corpo estesiológico, Intercorporeidade

Resumo

Nosso objetivo com este artigo é analisar o acolhimento das tecnologias vestíveis no âmbito da performance artística. Temos como premissa que o corpo do artista conectado por dispositivos e expandido no ciberespaço está envolto em uma distinta forma digital de comunicação que reconfigura a noção de presença corporal. Consequentemente, são engendradas outras formas de compreender a relação do corpo do performer com os outros corpos e com as coisas, potencializando as possibilidades expressivas de afetar e ser afetado. As considerações apresentadas apoiam-se nas noções filosóficas de Merleau-Ponty especialmente os conceitos de corpo estesiológico e intercorporeidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antenor Ferreira Correa, Universidade de Brasília (UnB)

Professor adjunto do departamento de música da universidade de Brasília (UnB).

Marinalva Nicacio de Moura, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRGN)

Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Referências

BIRRINGER, Johannes; DANJOUX, Michèle. The Telematic Dress: Evolving Garments and Distributed Proprioception in Streaming Media and Fashion Performance. 2005. Disponível em: http://www.ephemeral-efforts.com/TheTelematicDress.pdf. Acesso em: 19 jun. 2020.

CHOI, Yongsoon; PARSANI, Rahul, Xavier Roman; PANDEY, Anshul Vikram; CHEOK, Adrian David. Light Perfume: A Fashion Accessory for Synchronization of Nonverbal Communication. Leonardo, Vol. 46, No. 5, pp.439-444, 2013.

COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva: Editora da Universidade de São Paulo, 1989.

DAMÁSIO, António R. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. Tradução: Dora Vicente, Georgina Segurado. 3a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

DONASCI, Otávio. VideoCriaturas: análise de videoperformances realizadas entre 1980 e 2001. In DONASCI, Otávio; MATUCK, Artur (org.). Projetos, diagramas e performances: videocriaturas e expedições multimídia de Otavio Donasci. São Paulo: COLABOR: ECA-USP, 2017.

EAGLEMAN, David: Sensory Substitution, s.d. Disponível em: https://www.eagleman.com/research/sensory-substitution. Acesso em: 20 jun. 2020.

GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2007 (2ª. Edição).

KATZ, Helena; GREINER, Christine. O meio é a mensagem: porque o corpo é objeto da comunicação. Compos, 2004. Disponível em: http://www.compos.org.br/data/biblioteca_917.pdf Acesso em 17/11/2020.

KATZ, Helena; GREINER, Christine. Por uma teoria do corpomídia ou a questão epistemológica do corpo. Colección Teoría de las Artes Escénicas, 2005. Disponível em: www.bpfe.eclap.eu Acesso 16/11/2020.

LEAL, D. T. B. Iluminação cênica e desobediências de gênero. Revista Aspas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 24-40, 2018. DOI: 10.11606/issn.2238-3999.v8i1p24-40. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/148625. Acesso em: 16 nov. 2020.

MANN, Steve. Smart Clothing: The Shift to Wearable Computing (1996). In Communications of the ACM, 39 (8), 23-24.

MANN, Steve. Wearable Computing: a first step toward personal imaging. Cybersquare Computer, Vol. 30, No.2, 1997. Available at: http://www.wearcam.org/ieeecomputer/r2025.htm. Acesso em: 22 jun. 2020.

MCCANN, Jane; BRYSON, David (Eds.). Smart Clothes and Wearable Technology. Oxford: Woodhead Publishing with the Textile Institute, 2009.

MERLEAU-PONTY, Maurice. A natureza. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2005.

PLATÃO. Banquete, Fédon, Sofista e Político. Trad. José Cavalcante de Souza, Jorge Paleikat e João Cruz Costa. São Paulo: Abril Cultural, 1972.

PLATÃO. El Fedón de Platón. Tradução: Conrado Eggers Lan. Edição revisada, Buenos Aires, EUDEBA, 1971.

QUINN, Bradley. Techno Fashion. Oxford: Berg, 2002.

RYAN, Susan Elizabeth. Garments of paradise: wearable discourse in the digital age. Massachusetts: MIT Press, 2014.

VISEU, Ana. Shaping technology/Building body(nets). In J. Bagchi; M. Narula; R. Sundaram; R. S. Vasudevan; S. Sengupta; G. Lovink; M. Stikker (Eds.). Sarai Reader 03: Shaping Technologies. Delhi and Amsterdam: Sarai-Centre for the Study of Developing Societies and Waag Society for Old and New Media, p. 128-133, 2003.

Sites e repositórios da Internet consultados

CHAUÍ, Marilena. Espaço, Tempo, Mundo Virtual. Conferência apresentada no programa “Café Filosófico”, CPFL e TV Cultura de São Paulo, 2017. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=4Qj_M6bnE-Y Acesso 30 de junho, 2020.

Performances Videotango de Otávio Donasci

https://www.youtube.com/watch?v=O5CqHVng2XI

Sobre as camisetas Hugshirt e Soundshirt:

https://cutecircuit.com/the-hug-shirt/

https://cutecircuit.com/soundshirt/

Sobre Telematic Dress:

http://people.brunel.ac.uk/dap/daplive.html

Site Technopedia:

https://www.techopedia.com/2/28931/personal-tech/gadgets/6-cool-wearable-devices

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

CORREA, Antenor Ferreira; MOURA, Marinalva Nicacio de. Dos sensores às sensações: considerações sobre o corpo estesiológico e o uso de tecnologias vestíveis em performances artísticas. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 39, p. 1–29, 2020. DOI: 10.5965/14145731033920200202. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18205. Acesso em: 28 mar. 2024.