La Partitura como Máscara: uma experiência em mascaramento espacial na Universidad de Costa Rica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731023820200026

Palabras clave:

Mascaramento, Espacialidade, Corporalidade, Atuação

Resumen

Fruto da pesquisa de doutorado Mascaramento Espacial: um processo criativo envolvendo a espacialidade corporal do ator, o artigo apresenta as etapas de um processo de criação realizado na Escuela de Artes Dramáticas de la Universidade de Costa Rica (EAD-UCR), no qual a espacialidade corporal do ator serve de matriz principal para a constituição de seu discurso cênico. Os resultados apontam para procedimentos metodológicos baseados na maneira como a ambiência margeia um percurso que parte das dinâmicas e qualidades de movimento, e repercute, posteriormente, tanto na criação de ações cênicas quanto na organização dessas em partituras físicas.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ipojucan Pereira Silva, Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Professor de Interpretação no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Anhembi Morumbi. Mestre e Doutor em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Ator e diretor, trabalhando com artes cênicas em São Paulo desde 1992, conduz nos últimos anos o Grupo Teatral Isla Madrasta.

Citas

AMARAL, Ana Maria. O Ator e seus Duplos: máscaras, bonecos e objetos. São Paulo: Ed. SENAC, 2002.

BOGART, Anne. The Viewpoints Book: a practical guide to viewpoints and

composition. New York: Theatre Communications Group, 2005.

ERULI, Brunella. O Ator Desencarnado. Marionete e Vanguarda. Revista Móin-Móin, Jaraguá do Sul, SCAR/UDESC, ano 4, vol. 5, p. 11-25, 2008.

GRANERO, Maria Victoria V. Machado. A Aventura do Teatro da Bauhaus. São Paulo, 1995. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 1995.

LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

OIDA, Yoshi. O Ator Invisível. São Paulo: Beca Produções Culturais, 2001.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001.

RENGEL, Lenira. Dicionário Laban. São Paulo: Annablume, 2003.

SCHLEMMER, Oskar. Man and Art Figure. In: GROPIUS, Walter (ed.). The Theater of the Bauhaus. London: Eyre Methuen Ltd., 1961, p. 17-46.

SILVA, Ipojucan Pereira. Mascaramento Espacial: um processo criativo envolvendo a espacialidade corporal do ator. São Paulo, 2015. Tese (Doutorado) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2015.

SILVA, Laís Marques. Escuta-Ação: pistas para a criação do ator em diálogo com o Sistema dos Viewpoints. São Paulo, 2013. Dissertação (Mestrado) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2013.

Publicado

2020-09-24

Cómo citar

SILVA, Ipojucan Pereira. La Partitura como Máscara: uma experiência em mascaramento espacial na Universidad de Costa Rica. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1–25, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200026. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18171. Acesso em: 17 jul. 2024.