Considerações sobre o conceito de site-specific no Teatro Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5965/14145731023820200025Palabras clave:
Site-specific, Encenação, “Teatro Alternativo”, Dramaturgia do espaçoResumen
Neste artigo visitamos um conjunto de definições sobre o uso e emprego do termo site-specific em montagens teatrais brasileiras contemporâneas. Para tanto, partimos de diversas definições iniciando pela alusão que as artes visuais fazem à expressão. Procuramos problematizar os aspectos do processo criativo considerando a palavra de agentes criativos, quando se expressam nos programas de seus espetáculos ou em entrevistas, a expressão da crítica especializada e os textos acadêmicos e universitários que procuram abordar os mais diferentes aspectos que envolvem o termo e a noção que o encerra.
Descargas
Citas
ARAÚJO, Antônio. Teatro da Vertigem: trilogia bíblica. São Paulo: Publifolha. 2002.
CALVET, Aldo; GONÇALVES, Lopes (org.). O Teatro de Arena como solução do problema da falta de teatros no Brasil. In: PRIMEIRO CONGRESSO BRASILEIRO DE TEATRO, 1953. Anais [...]. Rio de Janeiro: Gráfica Ouvidor, p.101-106.
CARREIRA, André. Teatro de invasión: la ciudad como dramaturgia. Córdoba: Documenta/Escenicas Ediciones, 2017.
COSTA, Iná Camargo. A hora do teatro épico no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
COSTA, Iná Camargo. Panorama do rio vermelho: ensaios sobre o teatro americano moderno. São Paulo: Nankin Editorial, 2001.
FERNANDES, Sílvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2013.
JONES, Margo. Theatre-in-the-Round. New York: McGraw-Hill Book Company, 1951.
KAYE, Nick. Site-Specific Art: performance, place and documentarion. Londres: Routledge, 2006.
KOSOVSKI, Lídia. A Morte de Danton na cidade escavada. O Percevejo online, Rio de Janeiro, v.1, n.1, 2009. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/article/view/483/408 . Acesso em: 29 jun. 2020.
KWON, Miwon. One place after another: Site-specific art and locational identity. London: The MIT Press, 2002.
LEHMANN, Has Thies. Teatro Pós-drámatico. Tradução: Pedro Süssekind. Apresentação: Sérgio de Carvalho. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
PAVIS, Patrice. Dicionário do teatro. Tradução de Jacó Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
PEARSON, Mike. Site-specific performance. New York: Palgrave Macmillan. 2010.
REBOUÇAS, Ricardo Bolelli. A construção da espacialidade teatral: os processos de direção de arte do grupo XIX de teatro. 2010. 216 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Centro de Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
SANTOS, Valmir. Trupe concebe “Hygiene” em vila operária. Teatrojornal. São Paulo, 13 de março de 2005. Disponível em: https://teatrojornal.com.br/2005/03/trupe-concebe-qhygieneq-em-vila-operaria/. Acesso em: 29 jun. 2020.
SCHECHNER, Richard. Environmental theater. An expanded new edition including "Six Axioms For Environmental Theater". New York: Applause, 1994.
WILKIE, Fiona. Out of place: the Negotiation of Space in Site-Specific Performance. 2004. 258 p. Tese (Doutorado em Filosofia) – University of Surrey, School of Arts, Guildford, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Urdimento - Revista de Estudios en Artes Escènicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derecho de lo Auctor
Los artículos publicados por la revista son de uso gratuito. Los derechos de autor son todos cedidos a la revista. Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Urdimento. El autor o los autores se comprometen a que publiquen material referente al artículo publicado en la Revista Urdimento mencionar dicha publicación de la siguiente forma:
"Este artículo fue publicado originalmente por la revista Urdimento en su volumen (poner el volumen), número (poner el número) en el año de (poner el año) y puede ser accedido en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons - CC - BY 4.0.