Valeska Gert e Marcelo Evelin: Morrer em dança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731033920200214

Palavras-chave:

Morte, Dança, Vida, Valeska Gert, Marcelo Evelin, Batucada, Arte política

Resumo

A política é inteiramente ativa na construção das relações entre o poder e a morte, e toma medidas diárias que decidem como morremos, quem morre, quando e por quais razões. Antes e para além do Covid-19, o poder político se apropria da morte para fazê-la objeto da sua gestão e isso é decisivo na condução das nossas vidas. Mas como a dança politiza as relações entre vida, poder, corpo e morte? Através de quais procedimentos estéticos a dança aborda um corpo político e transforma o olhar sobre o que é uma vida e como reconhecê-la? A partir de duas cenas - uma da cabaretista alemã Valeska Gert, no seu solo Morte (1925), e outra do coreógrafo brasileiro Marcelo Evelin, Batucada (2014) - o presente artigo destaca algumas contribuições da dança para a reflexão dos mecanismos sociais produtores da vida e reconhecedores do que torna um corpo vivo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Volmir Gionei Cordeiro, Companhia de dança Donna Volcan eUniversité Paris 8

Volmir Cordeiro é artista-pesquisador, doutor em dança pela Universidade Paris VIII, França. Bailarino e coreógrafo, dirige a Companhia Donna Volcan apresentando suas criações mundo afora. Recentemente publicou o livro Ex-Corpo, extensão da sua tese.

Referências

BUTLER, Judith. Ce qui fait une vie: essai sur la violence, la guerre et le deuil. Paris: Editions La Découverte, 2010.

CAEYMAEX, Florence. Introduction. Des cyborgs au Chthululucène. In: CAEYMAEX, Florence; DESPRET, Vinciane; PIERON, Julien (org). Habiter le trouble avec Donna Haraway. France: Éditions Dehors, 2019.

CORDEIRO, Volmir Gionei. Où le marginal danse: retours sur six pièces chorégraphiques. Saint-Denis, 2019. Tese (Doutorado) - Departamento Dança da Universidade Paris VIII, 2019.

EVELIN, Marcelo. Batucada. Disponível em: https://www.demolitionincorporada.com/batucada

EVELIN, Marcelo. Ovo - performance-conferência. Disponível em: https://www.demolitionincorporada.com/ovo

GERT, Valeska. Je suis une sorcière: kaléidoscope d'une vie dansée. Paris: Éditions Complexe et Centre National de la Danse, 2004.

IVERNEL, Philippe, Introduction Le phénomène Valeska Gert. In: GERT, Valeska. Je suis une sorcière: kaléidoscope d'une vie dansée. Paris: Éditions Complexe et Centre National de la Danse, 2004.

KUNIICHI, Uno, As pantufas de Artaud segundo Hijikata, in GREINER, Christine; AMORIN, CLaudia (org). Leituras da Morte. São Paulo: Annablume, 2007.

LAUNAY, Isabelle, Le cine-geste de Valeska Gert in BOULBÈS, Carole. Femmes, attitudes performatives. Paris: Les presses du réel, 2014.

MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Tradução de Renata Santini. São Paulo: N-1 Edições, 2018.

VIANA, Ana Cláudia Albano; DA NÓBREGA, Terezinha Petrúcia. Conversas sobre morte e dança: os fios tramados por Thanatos e Terpsícore. Revista Brasileira de Estudos da Presença. vol.9 no.4 Porto Alegre 2019. Epub Oct 10, 2019. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602019000400303&lng=en&nrm=iso&tlng=pt#fn6. Acesso em: 03 junho 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

CORDEIRO, Volmir Gionei. Valeska Gert e Marcelo Evelin: Morrer em dança. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 39, p. 1–22, 2020. DOI: 10.5965/14145731033920200214. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18131. Acesso em: 28 mar. 2024.