O Bumba-meu-Boi de Parnaíba (PI) em diferentes espaços: a rua, a arena e as lives juninas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731023820200015

Palabras clave:

Bumba-meu-Boi, Espaços, São João da Parnaíba, Piaui, Cultura Popular

Resumen

Este artigo identifica os diferentes espaços cênicos ocupados pelos grupos de Bumba-meu-Boi de Parnaíba, Piauí. Os bois eram contratados para se apresentar na rua, em frente à residência do contratante. Há 20 anos, com a criação do São João da Parnaíba, os artistas direcionaram sua atividade para a preparação da apresentação competitiva que acontece no quadrilhódromo. Em 2020, em razão da pandemia e com a importância de respeitar o isolamento, os grupos aderiram às plataformas digitais e criaram apresentações nesse novo espaço. Abordou-se as visões dos artistas sobre estas questões e como o espaço gerou aumento no número de brincantes, uma nova relação espacial entre artistas e público e apresentações mais curtas que as que aconteciam nas ruas.

 

 

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Biografía del autor/a

Weslley Fontenele, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor de Teatro do quadro permanente da Prefeitura do Rio de Janeiro. Doutorando em Artes pelo PPGARTES - Programa de Pós-Graduação em Artes da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Artes também pelo Instituto de Artes da UERJ.

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Publicado

2020-09-24

Cómo citar

FONTENELE, Weslley. O Bumba-meu-Boi de Parnaíba (PI) em diferentes espaços: a rua, a arena e as lives juninas. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1–21, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200015. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18089. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático - Espaços: configurações na cena brasileira e latino-americana