Para pensar a escola como espaço teatral: o teatro como ação tática no/do cotidiano
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019235Palabras clave:
Ação tática, Teatro na escola, Escola como espaço teatral, Teatro no/do cotidiano, MenoridadesResumen
Neste artigo propõe-se a discussão do teatro como ação tática no/do cotidiano da escola, a fim de contribuir para que ela seja um lugar praticado pelo fazer teatral. Para tanto, parte-se da compreensão de que a escola é um lugar que abriga práticas formalizadas e saberes-fazeres cotidianos. Diante disso, aponta-se que o teatro, se insere dentro das formalidades institucionais e dos fazeres ordinários, ponderando sua condição de prática formalizada, que se (re)inventa a partir das ações dos sujeitos no/do cotidiano escolar. Desta forma, ao discorrer sobre a docência como ação tática, compartilha-se a proposta de ações com o teatro na escola, que atuaram enquanto micropolítica cotidiana, provocando pequenas rupturas e movimentos de (re)existência, apropriando-se do território das formalidades da educação institucionalizada, a fim de legitimar o lugar da arte dentro da escola e criar espaços outros.
Descargas
Citas
ANDRÉ, Carminda Mendes. Teatro Pós-Dramático na escola (inventando espaços: estudos sobre as condições do ensino de teatro em sala de aula). São Paulo: Editora Unesp, 2011.
BRASIL. Manual de Campanha: Ordem Unida. 3ª ed. Ministério da Defesa: Exército Brasileiro, 2000.
CABALLERO, I. D. Cenários liminares: Teatralidades, performances e política. Uberlândia: EDUFU, 2016.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano 1: Artes de fazer. 20ª ed. Tradução de Ephrain Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Kafka - por uma literatura menor. Tradução e Prefácio Rafael Godinho. Lisboa: Assírio & Alvim, 2003.
DUBATTI, J. Teatro, convívio e tecnovívio. In: Da cena contemporânea. Org. BIÃO, A.
J. De C., CARREIRA, A. L. A. N, TORRES NETO, W. L. Porto Alegre: ABRACE, 2012.
DUBATTI, Jorge. O teatro dos mortos: introdução a uma filosofia do teatro. Tradução Sérgio Molina. São Paulo: Edições SESC, 2016.
FERRACO, Carlos Eduardo. Pesquisa com o cotidiano. Educ. Soc. [online]. 2007, vol.28, n.98, pp.73-95. ISSN 0101-7330. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-
GALLO, Silvio. Deleuze & a Educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos praticados: regulação e emancipação no cotidiano escolar. Anais da 26ª Reunião Anual da ANPED. Poços de Caldas/MG: ANPED, 2003, p. 1 - 15.
SILVA, Renata P. Frestas e rachaduras: experiências para um teatro menor. Anais da II Jornada de Pesquisa em Arte PPG UNESP: poéticas políticas poéticas. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2017. ISBN: 978-85-62309-28-1, p.
– 312.
SILVA, Renata P. Estágio em teatro: a docência como tática praticante. In XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil. VI Congresso Internacional da Federação de Arte/Educadores. Ações Políticas de/para Enfrentamentos, resistências e recriações. Brasília/DF, 2018. ISSN: 2525-880X (Anais online).
SILVA, Renata P. Por um teatro da escola: táticas e menoridades ao rés do chão. 2019. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio
de Mesquita Filho”, campus São Paulo, São Paulo, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Urdimento - Revista de Estudios en Artes Escènicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derecho de lo Auctor
Los artículos publicados por la revista son de uso gratuito. Los derechos de autor son todos cedidos a la revista. Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Urdimento. El autor o los autores se comprometen a que publiquen material referente al artículo publicado en la Revista Urdimento mencionar dicha publicación de la siguiente forma:
"Este artículo fue publicado originalmente por la revista Urdimento en su volumen (poner el volumen), número (poner el número) en el año de (poner el año) y puede ser accedido en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons - CC - BY 4.0.