Manipulador: uma relação entre espaço, luz e objeto

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101372020211

Palabras clave:

Arte e visualidade, luz, iluminador, manipulador de luz

Resumen

Este trabalho tem como objetivo discutir uma poética baseada na luz como materialidade a ser manipulada pelo artista, para compor espaços de luz e de visualidades, em ambientes expositivos. Por meio de objetos em situações de propagação da luz, a discussão transita não só por questões que identificam o potencial da luz a fim de modificar o ambiente, como também propõem o artista como um manipulador de objetos/luz. Além disso, a pesquisa se baseia no levantamento de discussões acerca de trabalhos em que a luz protagoniza o acontecimento artístico e propõe também ampliação de perspectivas da ação do artista como um manipulador, envolvido em um processo poético, no contexto da arte contemporânea.

Descargas

Biografía del autor/a

Rafael Cardoso Jacinto, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestrado em Artes Visuais - Poéticas Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria (PPGART -UFSM/2019).

Graduado em Teatro-Licenciatura pela (UFSM/2014)

Professor substituto do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria.(2019/atual)

 

 

Rebeca Lenize Stumm, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorado em Artes - Poéticas Visuais pela ECA- Universidade de São Paulo (USP-2011), Mestrado em Educação (UFSM-2001) e Graduação em Artes Plásticas Ênfase - Escultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-1993), É Professora no curso de Artes Visuais, Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria ( UFSM). 

Citas

ALLOA, Emmanuel. Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BARROS, Anna Maria de carvalho. A arte da Percepção: Um namoro entre a luz e o espaço. São Paulo: Annablume editora, 1999.

CAMARGO, Roberto G. Conceito de Iluminação Cênica. Rio de Janeiro: Música & Tecnologia, 2012.

CAMARGO, Roberto G. Função Estética da Luz. São Paulo: Perspectiva, 2012.

COIMBRA, Eduardo./ textos Glória Ferreira, Adolfo Monteijo Navas, Ligia Canongia, João mondé, Eduardo Coimbra: versão para o Inglês, Steve Berg e Paulo Andrade Lemos – Rio de Janeiro: Casa da Palavra,2004.

DIDI-HUBERMANN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.

DULTRA, Pedro. Em_Cena O Iluminador. Ipatinga: Música & Tecnologia, 2012.

FERREIRA, A.B.H. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 4.ed. Curitiba: Ed. Positivo:2009

OITICICA. Hélio. Parangolé Coletivo [atribuído]. Manuscrito. 08/07/1967. PHO 0106/67

PEREZ, Valmir. P415d Desenho de iluminação de palco: pesquisa, criação e execução de projetos. / Valmir Perez. – Campinas, SP: [s.n.], 2007. Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes.

REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In BRITES, Blanca; TESSLER. Elida (Org.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: E. Universidade/ UFRGS, 2002.p.123-140.

Publicado

2020-04-17

Cómo citar

JACINTO, Rafael Cardoso; STUMM, Rebeca Lenize. Manipulador: uma relação entre espaço, luz e objeto. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 37, p. 211–227, 2020. DOI: 10.5965/1414573101372020211. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020211. Acesso em: 24 may. 2025.

Número

Sección

Dossiê Temático - 2020/1 - LA LUZ EN ESCENA: Interfaces y aprendizajes