Dioniso como Método: Teatro, Mito e Ritual no Espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas Dores
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102272016021Abstract
O presente artigo discute aproximações entre teatro e ritual, bem como a possibilidade de utilização da poética mítica de Dioniso como referencial metodológico, nos estudos teatrais. Utiliza reflexões sobre o processo criativo do espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas Dores e a própria metodologia de trabalho artístico do LABORSATORI TEATRO - Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa nas Artes da Cena como referência experimental das ideias que se propõe a discutir. Neste âmbito, conclui pela necessidade de rediscutir as distinções entre teatro e ritual e propõe a abertura das pesquisas práticas em teatro a elementos imponderáveis e não passíveis de controle, como forma de revitalizar o poder transformador da cena.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.