Imprisoned bodies: Socio-education in an experience with dance in Cuiabá

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731033920200123

Keywords:

Socio-education, Dance, Strategies

Abstract

This article describes a dance workshop with young interns at the Centro de Atendimento Socioeducativo de Cuiabá (CASE-MT) and reflects on the strategies used to face a complex and conflicted situation. In the space of incarceration that has coercion at its core, how can one use the body in dance with incarcerated teenagers?

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elka Mouro Victorino, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMG)

Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT (2019). Performer, bailarina. Analista do Sistema Socioeducativo da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso.

Maria Thereza Oliveira Azevedo, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMG)

Doutora em Artes Cênicas pela USP. Professora no Programa de Pós Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT.

References

BRASIL. Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo: Diretrizes e eixos operativos para o SINASE. Brasília, DF: SDH/PR: CONANDA, 2013.

CONCÍLIO, Vicente. Teatro e prisão: dentro da cena e da cadeia. In: Sala Preta. São Paulo, v. 5, p. 151-158, 2005. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57273/60255 acesso em 10 out. 2020

ESTADO DE MATO GROSSO. Secretaria do Estado de Educação de Mato Grosso. Estruturação e Concretização de uma prática pedagógica nas unidades Socioeducativas do Estado de Mato Grosso. Diário Oficial da União. Cuiabá-MT. 2011. Disponível em:http://cos.seduc.mt.gov.br/upload/permanente/Arquivo/PROJETO%20EDUCAR%20I%20-%20SOCIOEDUCATIVO77703069839599.pdf. Acesso em: 20 mar. 2018.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1999.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Petrópolis: Vozes, 2006.

MALVASI, P. A. Entre a Frieza, o Cálculo e a “Vida Loka”: violência e sofrimento no trajeto de um adolescente em cumprimento de medida socioeducativa. Saúde Social, São Paulo: v. 20, n. 1, p. 156-170, 2011.

MARQUES,L. J.Berselli, M. Entre a cela e a cena: desafios de uma pedagogia teatral e carcerária.AMARgem, Uberlândia, v. 17, n. 1, jan-jun.2020.

Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/56341. Acesso em: 10 out. 2020.

MAUSS, M. Ensaio sobre a dádiva. Forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In: Sociologia e Antropologia. v. II. São Paulo: Edusp, 1974.

PEREIRA, S. E. F. N. SUDBRACK, M. F. O. Drogadição e atos infracionais na voz do adolescente em conflito com a lei. Psicologia: Teoria e Pesquisavol.24, n.2.p. 151-159, 2008.

RODRIGUES, J. C. O tabu do corpo. Rio de Janeiro: Achiamé, 1983.

SCISLESKI, A. (2010). Governando vidas matáveis: as relações entre a saúde e a justiça dirigidas a jovens em conflito com a lei. Tese de Doutorado. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre 2010.

Published

2020-12-23

How to Cite

VICTORINO, Elka Mouro; AZEVEDO, Maria Thereza Oliveira. Imprisoned bodies: Socio-education in an experience with dance in Cuiabá . Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 39, p. 1–16, 2020. DOI: 10.5965/14145731033920200123. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18875. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê temático: Artes da Cena atrás das grades