Teatro, ciência e divulgação científica para uma educação sensível e plural
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019306Keywords:
Teatro e ciência, Educação sensível, Teatro e cidadania, Teatro e divulgação científicaAbstract
O momento em que vivemos tem sido marcado por profundos retrocessos em vários campos da atuação humana e em diferentes partes do globo, especialmente na América Latina. Em tempos nos quais direitos básicos são ignorados, as artes, erroneamente, são vistas como supérfluas e atacadas frontalmente. A despeito do cenário desfavorável, há iniciativas que se fortalecem na busca de ambientes alternativos aos espaços tradicionais de criação artística e no diálogo colaborativo entre múltiplas áreas do conhecimento. O principal objetivo deste artigo é estimular a discussão acerca do intercâmbio entre teatro, ciência e cidadania, tendo como pano de fundo as ações desenvolvidas no Museu Ciência e Vida.
Downloads
References
ALMEIDA, Carla. FREIRE, Maira. BENTO, Luiz. JARDIM, Gabriela. RAMALHO, Marina. DAHMOUCHE, Monica. Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como es- tratégia de educação e divulgação da ciência em museus Revista Ciência e Educação, Bauru, v. 24, n. 2, p. 375-393, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/
v24n2/1516-7313-ciedu-24-02-0375.pdf Acesso em: 5 jul. 2019
ALMEIDA, Carla, LOPES, Thelma. Ciência em Cena: teatro no Museu da Vida / Editado por Carla Almeida e Thelma Lopes; Carla Almeida ... [et al.]. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2019.Disponível em: http://www.museuda- vida.fiocruz.br/images/Publicacoes_Educacao/PDFs/LivroTeatroCienciaemCena.pdf Acesso em: 10jul. 2019.
BIVAR, Antônio; PAULINI, Celso L. Histórias do Brasil para teatro. São Paulo: Novo Século, 2007.
BRECHT, Bertolt. Pequeno Organon para o Teatro. In: Estudos sobre o Teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.
BRECHT, Bertolt, Bertolt. Devemos abolir a Estética. In: O Teatro Dialético. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.
COSTA, Marcela Tomás de Souza de Lima. Uma Análise do Contributo da Acção Teatral para a Função Educativa dos Museus da RAM. Lisboa, 2005. Dissertação (Mestrado) – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
COUTINHO, Marina Henriques. O teatro aplicado em questão: abrangência, teoria e o uso do termo. Ouvirouver, Uberlândia v. 8 n. 1-2 p. 110-127 jan.-|jun. - ago-dez. 2012. Disponível em: www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/12498/15485 Acesso em: 12 jul. 2019.
DAHMOUCHE, Monica Santos; PINTO, Simone Vieira; COUTINHO, Liliana. A Implantação do Museu Ciência e Vida em Duque de Caxias/RJ como uma política cultural para a baixada fluminense. In: IX Seminário Internacional de Políticas Culturais, 2018. Anais do IX Seminário Internacional de Políticas Culturais, Fundação Casa Rui Barbo- sa, Rio de Janeiro, p. 527- 538.
FEYERABEND, Paul Karl. A Ciência em uma sociedade livre. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2010.
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do Teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Imago, 2001.
GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade. Revista Inclusão Social,Brasília, v. 3, n. 1, p. 75-78, out. 2007/mar. 2008. Disponível em:http://revista.ibict.br/inclusao/ article/view/1624/1830 Acesso em: 15 jun.2019
GARDAIR, Thelma Lopes. Integrando a percepção de estudantes à criação de peça teatral: uma alternativa de educação científica em diálogo com as artes. Rio de Janeiro, 2012. Tese (Doutorado) – Ensino em Biociências e Saúde, Fundação Oswaldo Cruz. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/6957/1/DO%202008%20
-%20Thelma%20Lopes%20Carlos%20Gardair.pdf? Acesso em: 11 nov. 2019.
GARDAIR, Thelma Lopes, SCHALL, Virgínia Torres. Ciências possíveis em Machado de Assis: teatro e ciência na educação científica. Revista Ciência e Educação, Bau- ru, vol. 15, n. 3, Bauru, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pi- d=S1516-73132009000300015&script=sci_arttext. Acesso em: 2 jun.2019
GARDAIR, Thelma Lopes, DAHMOUCHE, Monica, SANTOS, Luana Balbino. Sustentabilidade em cena: uma proposta de capacitação de professores para a discussão sobre ciências e teatro. Canal CECIERJ. Rio de Janeiro, Fundação Cecierj, jun. 2017. Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16847 Acesso em: 12 nov.2019.
JAMESON, Frederic. O Método Brecht. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
KOYRÉ, A. Estudos da história do pensamento científico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1991.
LATOUR, B. A esperança de Pandora. Estudos sobre a realidade dos estudos científicos. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2001.
LOPES, Thelma. Arte e ciência: ligações necessárias. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 10 mai.2018, p.9.
LOPES, Thelma. Triste risco de retrocesso à barbárie. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 24 abr. 2018a, p.9.
LOPES, Thelma. Shakespeare, Pasteur e a importância de contextualizar. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro,19ago. 2018a, p.9.
LOPES, Thelma. Arte, Ciência e saúde na escola: caderno de atividades. Rio de Janeiro: Museu da Vida/ Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz, 2007.
LOPES. O palco de Brecht e o céu de Galileu, tudo se move. In: Ciência e arte. Imaginário e descoberta. Matos, C. (org.) São Paulo: Terceira Margem, 2003.
LOPES, Thelma. O palco de Brecht e o céu de Galileu: tudo se move. Teatro e Ciência nas três versões dramáticas de Bertolt Brecht. 2000. Dissertação (Mestrado) – Centro de Letras e Artes. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2000.
LOPES, Thelma. DAHMOUCHE, Monica Santos, PINTO, Simone Vieira; COUTINHO, Liliana.A divulgação científica e o mundo sustentável: o “Museu Ciência e Vida”. In: Hacia La sostenibilidaden América Latina: aportes desde ladivulgación de laciencia
/ compiladora Margoth Mena-Young; San José, Costa Rica: Universidad de Costa Rica, Vicerrectoría de Investigación, Centro de InvestigaciónenComunicación, 2019.
p. Disponível em:http://cicom.eccc.ucr.ac.cr/wp-content/uploads/2019/06/ Hacia-la-sostenibilidad-en-Ame%CC%81rica-Latina-CicomUCR-RedPOP-UNES- CO-2019.pdf?fbclid=IwAR10Mh9_O4cUBje4Ax5oeEYg7MwifxjfH5U7OXODxxdP- 0gAR9yOn1M6_ZqM. Acesso em: 12 jul. 2019.
MASSOLA, Gustavo Martineli; CROCHIK, José Leon; SVARTMAN, Bernardo Parodi. Por uma crítica da divulgação científica. Psicol. USP, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 310- 315, Dec. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pusp/v26n3/1678-5177-
pusp-26-03-00310.pdf Acesso em: 23 jul. 2019.
MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
MOREIRA, Leonardo, MARANDINO, Martha. O teatro em museus e centros de ciências no Brasil. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.22, supl., dez. 2015, p.1735-1748. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v22s0/ 0104-5970-hcsm-22-s1-1735.pdf.Acesso em: 20 mai.2019.
ROOT-BERNSTEIN, Bob; SILER, Todd; BROWN, Adam; SNELSON, Kenneth. ArtScience: Integrative Collaboration to Create a Sustainable Future. Leonardo, v.44, n.3, pp. 192, 2011.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: práticas dramáticas e formação. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
SOUZA, Daniel; PORTO, Marta (Org.). Aids e teatro: 15 dramaturgias de prevenção. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2004.
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala e aula: o livro do professor. São Paulo: Perspectiva, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.