Levante Artístico - diverso e disperso
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019134Keywords:
Levante artístico, ZAP 18, Teatro político, Teatro, RealidadeAbstract
O artigo analisa o trabalho da Zona de Arte da Periferia - ZAP 18, de Belo Horizonte em sua sede, no bairro Serrano. Com pesquisa voltada para teatro e realidade(s), a ZAP 18 leva à cena questões de interesse coletivo, como a criminalidade, a história do Brasil, o transporte público, as relações humanas e capitalistas, a paixão pelo futebol, entre outras. Para mais, com as dificuldades para manutenção de seu espaço e de seus integrantes, o grupo encontrou uma forma criativa de se manter ativo, por meio da construção do “levante artístico”, conceito edificado em torno de relações artísticas temporárias, que se dão mais em virtude do espaço do que pela relação enraizada de seus integrantes.
Downloads
References
BEY, Hakim. TAZ: Zona Autônoma Temporária. São Paulo: Conrad Editora – Coleção Baderna, 2001.
JACQUES, Paola Berestein. Elogio aos Errantes. Salvador: EDUFBA, 2012.
MENDES, Júlia Guimarães. Teatralidades do Real: significados e práticas na cena con temporânea. Dissertação de Mestrado, EBA-UFMG, 2012
MENDES, Júlia Guimarães. As Teatralidade do real no espetáculo Esta Noite Mãe Coragem. In: Pós: Belo Horizonte, v.3, n.6, p.8 – 22, novembro, 2013..
ROCHA, Gustavo Falabella. Práticas artísticas horizontais: a experiência da ZAP 18 no bairro Serrano. Dissertação de Mestrado, EBA-UFMG, 2017.
ROCHA, Maria Aparecida Vilhena Falabella. De Sonho & Drama a ZAP 18: a construção de uma identidade. Dissertação de Mestrado, EBA-UFMG, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.