Levante Artístico - diverso e disperso

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103362019134

Keywords:

Levante artístico, ZAP 18, Teatro político, Teatro, Realidade

Abstract

O artigo analisa o trabalho da Zona de Arte da Periferia - ZAP 18, de Belo Horizonte em sua sede, no bairro Serrano. Com pesquisa voltada para teatro e realidade(s), a ZAP 18 leva à cena questões de interesse coletivo, como a criminalidade, a história do Brasil, o transporte público, as relações humanas e capitalistas, a paixão pelo futebol, entre outras. Para mais, com as dificuldades para manutenção de seu espaço e de seus integrantes, o grupo encontrou uma forma criativa de se manter ativo, por meio da construção do “levante artístico”, conceito edificado em torno de relações artísticas temporárias, que se dão mais em virtude do espaço do que pela relação enraizada de seus integrantes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gustavo Falabella Rocha, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos, UFBA. Artista de teatro, pesquisador e professor.

References

BEY, Hakim. TAZ: Zona Autônoma Temporária. São Paulo: Conrad Editora – Coleção Baderna, 2001.

JACQUES, Paola Berestein. Elogio aos Errantes. Salvador: EDUFBA, 2012.

MENDES, Júlia Guimarães. Teatralidades do Real: significados e práticas na cena con temporânea. Dissertação de Mestrado, EBA-UFMG, 2012

MENDES, Júlia Guimarães. As Teatralidade do real no espetáculo Esta Noite Mãe Coragem. In: Pós: Belo Horizonte, v.3, n.6, p.8 – 22, novembro, 2013..

ROCHA, Gustavo Falabella. Práticas artísticas horizontais: a experiência da ZAP 18 no bairro Serrano. Dissertação de Mestrado, EBA-UFMG, 2017.

ROCHA, Maria Aparecida Vilhena Falabella. De Sonho & Drama a ZAP 18: a construção de uma identidade. Dissertação de Mestrado, EBA-UFMG, 2006.

Published

2019-12-13

How to Cite

ROCHA, Gustavo Falabella. Levante Artístico - diverso e disperso. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 134–144, 2019. DOI: 10.5965/1414573103362019134. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15798. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Thematic Dossier - Theater Pedagogy: Latin American voices in processes of resistance, organization and artistic creatio