MST e Companhia do Latão: teatro e reciprocidade pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019171Keywords:
Aprendizado, Contradição, IntercâmbioAbstract
Este artigo aborda a relação entre uma parcela do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra do Brasil e a Companhia do Latão, grupo teatral sediado na capital paulista. A partir de um encontro fortuito, o interesse pelos intercâmbios entre estes coletivos se expandiu, até o planejamento e a realização de ações conjuntas. As atividades que envolveram o núcleo cênico paulistano e alguns assentamentos não se limitaram a apresentações de espetáculos teatrais nos espaços do MST, ganhando contornos pedagógicos através de oficinas nas quais foi possível promover trocas de conhecimentos e de saberes artísticos e sociais.
Downloads
References
COELHO, Fabiano. A alma do MST? A prática da mística e a luta pela terra. Dourados:
Ed. UFGD, 2014. P. 04.
COELHO, Sérgio Salvia. Latão celebra Brecht. Folha de S. Paulo, São Paulo, 16 dez. 2006, Acontece. Crítica. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/aconte- ce/ac1612200604.htm. Acesso em: 06 jul. 2019.
COLETIVO NACIONAL DE CULTURA – BRIGADA NACIONAL PATATIVA DO ASSARÉ
(Org.) Teatro e transformação social – Vol. 2 – Teatro Épico. São Paulo: Centro de Formação e Pesquisa Contestado, 2006.
COMPANHIA DO LATÃO. Prólogo de O Círculo de Giz Caucasiano. Direção: Sérgio de Carvalho; Marco Dutra; Caetano Gotardo; Diogo Noventa. Fotografia: Matheus Rocha. São Paulo: 2006.DVD. Disponível em https://www.youtube.com/watch?- v=lXbkhCaFGGU. Acesso em: 28 jun. 2019.
SANTOS, Valmir. Latão radical. Folha de S. Paulo, São Paulo, 02 ago. 2000, Ilustrada,
p. E1. Sérgio de Carvalho em depoimento a Valmir Santos. Disponível em: https:// www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0208200006.htm. Acesso em: 02 jul. 2019.
STÉDILE, João Pedro. Chão sem estrelas. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 01 ago. 1999. Revista de Domingo, p. 03-05. Entrevista a Sérgio de Carvalho.
VILLAS BÔAS, Rafael Litvin. MST conta Boal: do diálogo das Ligas Camponesas com o Teatro de Arena à parceria do Centro do Teatro do Oprimido com o MST. Revista IEB, São Paulo, n. 57, p. 277-298, dez. 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.11606/
issn.2316-901X.v0i57p277-298. Acesso em: 09 jul. 2109.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.