O Sistema Impro na sala de aula: escutando as crianças sobre essa prática do teatro
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103302017056Abstract
O sistema de ensino-aprendizagem da improvisação criado por Keith Johnstone, denominado Sistema Impro, vem sendo praticado por artistas-pesquisadores-docentes no Brasil desde o início dos anos 2000. No entanto, no contexto do ensino do teatro na Escola Básica, trata-se de um sistema pedagógico pouco explorado. Este artigo apresenta uma pesquisa etnográfica com crianças do ensino fundamental no processo de ensino e aprendizagem do Sistema Impro. Como resultado, avaliou-se que essa prática possibilita o aprendizado de conteúdos específicos do teatro, além de ter se configurado como um momento de uma criatividade "redescoberta" na relação entre os alunos. Espera-se, assim, contribuir sobre o uso do Sistema Impro no ensino de teatro na escola, a partir da prática pedagógica descrita neste trabalho.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.