Contexto social, atuação e imagem pública de uma atriz no teatro brasileiro na virada do século XIX: Cinira Polonio

Authors

  • Angela de Castro Reis Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102212013032

Abstract

A partir do exame de iniciativas como o movimento sufragista, os salões literários e a imprensa feminista brasileiros, o presente artigo analisa a carreira da atriz, dramaturga, dona de companhias teatrais, compositora e maestrina Cinira Polonio (1857-1938), cuja liberdade pessoal e independência, aparentemente incomuns em sua época, já eram compartilhadas com algumas de suas contemporâneas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Angela de Castro Reis, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA

Doutora em teatro (Unirio), professora Adjunta da Escola de teatro da UFBA, cumprindo Acordo de Colaboração técnica junto à Unirio (2012-2014). Autora dos livros Cinira Polonio, a divette carioca: estudo da imagem pública e do trabalho de uma atriz no teatro brasileiro da virada do século XIX e A tradição viva em cena: Eva todor na Companhia Eva e seus artistas (1940-1963).

Published

2013-12-14

How to Cite

REIS, Angela de Castro. Contexto social, atuação e imagem pública de uma atriz no teatro brasileiro na virada do século XIX: Cinira Polonio. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 21, p. 032–038, 2013. DOI: 10.5965/1414573102212013032. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102212013032. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático: Teatro, gênero e feminismos