Ação dramática, movimento funcional e teoria do esforço: origens do pensamento teatral na obra de Rudolf Laban

Authors

  • Milton de Andrade Leal Junior Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102112008169

Abstract

Este artigo revisa alguns conceitos da teoria teatral de Rudolf Laban: a composição de esforços interiores em termos de ações dinâmicas; a ação intencional como tendência de organizar impulsos interiores em forma de movimentos funcionais e expressivos; a “veracidade” das ações cênicas como relações orgânicas entre esforços interiores e aspectos visíveis do movimento. Conceitos de Laban, como esforço interno e composição eucinética são usados para elucidar princípios rítmicos e orgânicos aplicados na composição cênica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Milton de Andrade Leal Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Prof. Dr. CEART/UDESC.

Published

2018-09-22

How to Cite

ANDRADE LEAL JUNIOR, Milton de. Ação dramática, movimento funcional e teoria do esforço: origens do pensamento teatral na obra de Rudolf Laban. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 11, p. 169–176, 2018. DOI: 10.5965/1414573102112008169. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102112008169. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Continuous flow