A dramaturgia da luz strehleriana

Autores

  • Antonio Palermo Université de Lille

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101372020005

Palavras-chave:

Luz, Strehler, Dramaturgia, Teatro, Cenografia

Resumo

Luz, Strehler fez dela uma componente fundamental de seus espetáculos, atuando com transparência, sobreposição de camadas, sombra. Faz parte de uma era teatral, dos anos 1950 aos 1990, e se desenvolveu de uma forma muito pessoal, tornando-se um ponto de referência. Herdeiro de uma cultura avant-garde e europeia, o imaginário strehlerian foi forjado num ambiente milanês, atravessado, a partir dos anos 1920, por artistas - cenógrafos e artistas visuais - muito atentos aos problemas do espaço e da luz. Na prática de Strehler, a iluminação não se articula apenas com a cenografia, mas também com a interpretação, na qual ela se torna parceira, ou com o ritmo musical. Pode ser considerada como uma ferramenta dramatúrgica a serviço da mise-en-scène.

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Biografia do Autor

Antonio Palermo, Université de Lille

Antonio Palermo chegou à França em 2003, foi assistente de direção até 2012, participando do desenvolvimento de vários espetáculos de teatro, dança-teatro e ópera. Actualmente inscrito num programa de doutoramento na Universidade de Lille, no laboratório CEAC - EA 3587, prepara uma tese sobre "La plasticité de la lumière à travers les mises en scènes de Strehler", sob a direcção de Véronique Perruchon. Membro do grupo de pesquisa Lumière de Spectacle desde 2017, ele co-organiza o simpósio internacional Lumière Matière (Lille 2019 e Veneza 2020). Desde 2014, é professor contratual e depois ATER, como parte da Licença e Mestrado em Artes Cênicas da Universidade de Lille.

Referências

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Sites

Archivio Teatro Piccolo de Milan: https://archivio.piccoloteatro.org/ (consulté le 17 décembre 2019).

Archivio Gianni Ratto : http://104.131.75.29/gianni.html (consulté le 17 décembre 2019).

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Publicado

2020-04-17

Como Citar

PALERMO, Antonio. A dramaturgia da luz strehleriana. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 37, p. 005–019, 2020. DOI: 10.5965/1414573101372020005. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020005. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - A LUZ EM CENA: Interfaces e aprendizados