A escrita e a não escrita da luz

Authors

  • Roberto Gil Camargo Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, SP

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101312018216

Abstract

O objetivo deste estudo é analisar as dificuldades que há em traduzir por palavras os efeitos da luz no teatro. Partindo das diferenças conceituais entre a luz e a iluminação, o artigo propõe-se a investigar a questão da luz enquanto escrita e não escrita, tomando como exemplo o caso da chamada “luz atmosférica”, em que as duas instâncias (escrita e não escrita) se fazem presentes de forma mais explícita. O texto toma como referência teórica estudos de Iluminação Cênica, Arquitetura, Análise do Discurso e Análise Sociocognitiva.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Roberto Gil Camargo, Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, SP

Prof. Dr.  Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, SP, Brasil

Published

2018-04-23

How to Cite

CAMARGO, Roberto Gil. A escrita e a não escrita da luz. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 31, p. 216–224, 2018. DOI: 10.5965/1414573101312018216. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101312018216. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático: A luz em cena: criação e estética -