Umbanda e método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): confluências

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101282017139

Abstract

O artigo aborda pesquisas realizadas desde 1980 sobre a Umbanda, relacionadas às origens do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), apresentando as confluências entre estes dois processos corporais de categorias distintas. Dentre os tópicos abordados estão o aumento da percepção, o estabelecimento de um percurso interior sensível, as preparações e integrações entre corpo e espaço e a liberação de travas no corpo. O volume de pesquisas empreendidas possibilita que nesse momento possam ser expressas as principais sínteses dessas investigações, as quais levam a constatar a importância de estudos que aprofundem os aspectos psicofísicos relacionados às artes da cena.

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Author Biographies

Graziela Estela Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Cam[inas, SP

Professora titular do Departamento de Artes Corporais, Instituto de Artes, UNICAMP

Larissa Sato Turtelli, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP

Professora Doutora do Departamento de Artes Corporais, Instituto de Artes, UNICAMP

Published

2017-07-02

How to Cite

RODRIGUES, Graziela Estela; TURTELLI, Larissa Sato. Umbanda e método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): confluências. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 28, p. 139–158, 2017. DOI: 10.5965/1414573101282017139. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017139. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático: Teatro Performance - tensões e imbricamentos