Do Ritornelo a Lugar nenhum
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102252015189Abstract
Este estudo relaciona os conceitos de Ritornelo e Fabulação como suporte para refletir sobre a dramaturgia e a articulação do material desenvolvido ao longo dos ensaios na montagem do espetáculo Lugar nenhum do Ronda Grupo. O Ritornelo conceito desenvolvido por Gilles Deleuze e Felix Guatarri, apresenta o movimento circular operado por seus três aspectos, o que direcionou de forma precisa o trabalho como a sensação, a percepção e a memória, aspectos fundamentais no processo de composição. Discute a ética da experimentação do abandono, daquilo que tenciona a fuga, fazendo da filosofia uma pragmática de dispersão contínua e da dança outro eixo de experimentação. Por fim, descreve como as possibilidades de circular pelas histórias pessoais e pelas sensações, do que estas fazem com o movimento no momento que é dançado e as imagens, que são primordialmente internas ao longo do processo de criação, transbordaram para a cena.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.