A ordem do discurso teatral: desordenando, reordenando, reverberando
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101242015134Abstract
A partir de relato referente à apresentação da peça Zumbi or not Zumby (livre adaptação da paulistana Cia. Antropofágica para Arena conta Zumbi, do Teatro de Arena) realizada na Fundação CASA, unidade de Franco da Rocha, o presente artigo visa tecer considerações a respeito de como o discurso veiculado pelo teatro pode abordar assuntos relevantes – como o desterramento, a escravidão e a ausência de liberdade do negro no Brasil – que, no entanto, sofrem constante interdição junto a determinados públicos e contextos. Para tanto, foram mobilizados os conceitos de assimilação racista, de Darcy Ribeiro, de ordem discursiva, de Michel Foucault e de signo ideológico, de Mikhail Bakhtin.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.