Dossiê Temático: Estudos do reenactment nas artes da cena

Para este Dossiê Temático a Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas – receberá artigos até: 30 junho de 2026. Estes artigos devem compor a Urdimento, v.2, n. 58, de agosto de 2026.
O Comitê Editorial proponente deste Dossiê Temático é coordenado por: Daniele Avila Small, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO/CNPq) e composto por: Luciana Eastwood Romagnolli, Universidade de São Paulo (USP/CNPq); Rita Ferreira de Aquino, Universidade Federal da Bahia (UFBA); Sandra Bonomini Martínez, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Soraya Martins Patrocínio, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).
Proposta do dossiê:
Os estudos do reenactment têm surgido nas últimas décadas como campo autônomo em expansão, em franco diálogo com os estudos da performance. Como fenômeno complexo nas artes da cena, reenactments desafiam noções convencionais de história, memória e arquivo. Longe de ser apenas uma forma de “preservação” de repertórios considerados efêmeros, essa prática se engaja na reconfiguração de temporalidades, na problematização da presença, da autenticidade e de outros valores da modernidade nas artes, e na investigação do corpo como produtor de conhecimento. Assim, este dossiê se propõe a explorar as múltiplas possibilidades do reenactment em suas manifestações teóricas, estéticas e políticas nas artes da cena.
Ao mergulhar nas dimensões conceituais, metodológicas e éticas do campo, esse dossiê temático visa fomentar um debate aprofundado sobre como essa prática contribui para o adensamento da perspectiva crítica da prática artística, com o engajamento reflexivo com o passado e com os movimentos de revisão da historiografia das artes e da memória cultural. Convidamos pesquisadores/as e artistas a submeterem artigos que explorem as diversas formas e impactos do reenactment no teatro, na dança, na arte da performance e no circo, bem como em outras expressões cênicas interdisciplinares, aprofundando a compreensão das relações entre arte, história e sociedade.
Sugestões temáticas:
- Reenactment e o corpo como documento: as materialidades da memória em cena, a performatividade do gesto, da presença e do engajamento fenomenológico na relação com o arquivo.
- Dilemas éticos e políticas do reenactment: análise das implicações éticas na reencenação de eventos traumáticos, de fatos históricas e testemunhos, incluindo questões de representatividade, autoria e apropriação.
- Temporalidades anacrônicas: como o reenactment desestabiliza a linearidade temporal, criando fricções e coexsistências entre passado, presente e futuro nas criações cênicas.
- Reenactment e remidiation: perspectivas crítico-criativas das interações entre tecnologias analógicas e digitais nos reenactments, possivelmente incluindo criações cênicas online, recriações via mídias digitais e realidade virtual.
- Reenactment como gesto político: ferramentas de resistência, crítica social e ativismo, especialmente em contextos de memórias periféricas, histórias silenciadas e decolonialidade.
- Metodologias do reenactment na cena contemporânea: processos de pesquisa, criação e ensaios em projetos de reenactment, tecnologias de ativação de saberes corporalizados em treinamentos e métodos da criação e do ensino das artes.
- Perspectiva da psicanálise na cena do
- Reenactment em dança: como os reenactments já foram e atualmente são desenvolvidos em práticas coreográficas, a recriação de obras históricas e modos corporalizados de performance telling.
- Reenactment e decolonialidade: questionamentos de abordagens eurocêntricas do reenactment, práticas de repetição, memória e ritual em contextos indígenas, afro-diaspóricos e outras cosmologias não-ocidentais.
- Referências bibliográficas não hegemônicas nos estudos do reenactment: análises de produção de pensamento para o campo desenvolvidas no Brasil, em outros países da América Latina e outras regiões do sul global.
Além de artigos, o dossiê contemplará submissões nos seguintes formatos: Relatos, Debates, Dramaturgia.
Todos os artigos enviados são avaliados no sistema duplo cego (peer review); e a publicação dar-se-á a partir da aprovação do mesmo por dois/duas pareceristas ad hoc.
Para publicar na Urdimento n. 58 o/a interessado/a deve primeiro cadastrar-se como autor/a no link: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/user/register
Em seguida deverá submeter o artigo na plataforma OJS no link da URDIMENTO até 30 de junho de 2026: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
Os artigos devem ser encaminhados de acordo com Diretrizes aos/as autores/as, no link: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/about/submissions

