Dossiê Temático: Currículo, Decolonialidade e Formação Docente nas Artes Cênicas

 

Dossiê Temático: Currículo, Decolonialidade e Formação Docente nas Artes Cênicas

Para este Dossiê Temático a Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas – receberá artigos até 20 de setembro de 2025. Estes artigos devem compor a Urdimento, v.3, n. 56, dezembro de 2025. 

O Comitê Editorial proponente deste Dossiê Temático é composto pelas/os/es professoras/es: Gustavo Melo Cerqueira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Érico José, Universidade de Brasília (UNB); Alexandra Dumas, Universidade Federal da Bahia (UFBA); Isabel Penoni, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Ângela Donini, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Paulo Melgaço (Theatro Municipal - RJ); Edson Kayapó, Instituto Federal da Bahia (IFBA); Annie Martins Afonso, Universidade do Estado do Amazonas (UEA-AM).

Proposta do dossiê:

Discussões decoloniais no âmbito das pesquisas e práticas universitárias nas Artes Cênicas vêm ganhando cada vez mais adeptos/as e espaço, sobretudo, em diálogo com práticas culturais negras e/ou indígenas, assim como de gênero e sexualidade dissidentes que desestabilizam as lógicas da colonialidade. No entanto, o crescimento e aprofundamento daquelas discussões não correspondem ao esforço ainda muito incipiente de reformulação curricular e dos pensamentos político-pedagógicos que estruturam os cursos de Graduação e programas de Pós-Graduação no país, mesmo estes sendo pressionados há mais de duas décadas por diferentes marcos legais que os obrigam a uma revisão contra-colonial de seus currículos e projetos político-pedagógicos. Fato que nos leva a indagar se as discussões decoloniais não vêm sendo mobilizadas e apropriadas nas instituições acadêmicas apenas até o limite da reprodução das práticas coloniais que as estruturam, que dizer, sem implicar uma descontinuidade com os racismos epistêmico e estrutural, assim como com a hegemonia das epistemologias hetero e cisgênero centradas.

Sugestões para as abordagens:

1 - Relações entre currículo, decolonialidade, antirracismo, política de gênero e/ou sexualidade dissidentes no ensino-aprendizagem das Artes Cênicas na Educação Básica ou no Ensino Superior; 

2 - Práticas decoloniais, antirracistas, de gênero e/ou sexualidade dissidentes no ensino das Artes Cênicas na Educação Básica, no Ensino Superior ou no Ensino Não-Formal;

3 - Abordagens afrorrenferenciadas, indígenas, de gênero e/ou sexualidade dissidentes nos currículos das licenciaturas em Artes Cênicas, incluindo Teatro, Dança, Direção Teatral, Atuação, Cenografia e Figurino, dentre outras;    

4 - Desafios para a formação docente a partir de perspectivas decolonial, antirracista, indígena, de gênero e/ou sexualidade dissidentes nos cursos de Licenciaturas em Artes Cênicas;

5 - Artes Cênicas para infância e juventude: práticas antirracistas, afrorreferenciadas, indígenas, de gênero e/ou sexualidade dissidentes, além de outros temas decoloniais, nas Artes Cênicas para a infância e juventude no contexto da educação;

6 - Legislação antirracista e sua aplicabilidade no contexto do ensino formal (básico e superior) e não-formal das Artes Cênicas;

7 - Desafios e ações para a presença e permanência de pessoas negras, indígenas e dissidentes de gênero e/ou sexualidade em cursos de formação docente em Artes Cênicas;

Além de artigos, o dossiê contemplará submissões nos seguintes formatos: relatosdebates e dramaturgia.

Todos os artigos enviados são avaliados no sistema duplo cego (peer review); e a publicação dar-se-á a partir da aprovação do mesmo por dois/duas pareceristas ad hoc.

Para publicar na Urdimento n.56 o/a interessado/a deve primeiro cadastrar-se como autor/a no link: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/user/register

Em seguida deverá submeter o artigo na plataforma OJS no link da URDIMENTO até 20 de setembro de 2025http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento

Os artigos devem ser encaminhados de acordo com as Diretrizes para os/as autores/as, no link:

http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/about/submissions