Dossiê Temático: Drama: 30 anos da abordagem no Brasil
Para este Dossiê Temático a Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas – receberá artigos até: 10 junho de 2025. Estes artigos devem compor a Urdimento, v.2, n. 55, de agosto de 2025.
O Comitê Editorial proponente deste Dossiê Temático é composto pelas/os professoras/es: Wellington Menegaz, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Diego de Medeiros Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) (coordenação); Flávia Janiaski, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Heloise Baurich Vidor, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mariene Perobelli, Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Nando Nascimento, Prefeitura Municipal de Tijucas/SC; Tharyn Stazak, Universidade Federal do Ceará (UFC).
Proposta do dossiê:
O Drama, como abordagem para o ensino e experimentação do teatro, chegou no Brasil nos anos 1990, a partir do pioneirismo da professora e pesquisadora Beatriz Ângela Vieira Cabral (Biange), docente aposentada do Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Em celebração aos 30 anos da chegada dessa proposta ao território brasileiro da Pedagogia das Artes Cênicas, o presente dossiê convida pesquisadoras e pesquisadores que têm desenvolvido pesquisas/práticas cujo foco seja o Drama ou articulações com aspectos dessa abordagem, a submeterem propostas para o presente dossiê. O intuito é contribuir com a maior difusão do Drama no Brasil, para que interessadas(os) em conhecer e/ou aprofundar seu conhecimento sobre essa perspectiva de ensino possam ter acesso a trabalhos desenvolvidos pelo território brasileiro.
Sugestões para as abordagens:
- Perspectivas dos 30 anos do Drama no Brasil;
- Reverberações das Pesquisas de Beatriz Ângela Vieira Cabral (Biange);
- Contextos locais da pesquisa sobre o Drama no Brasil (grupos, redes, comunidades de práticas);
- Processos de Drama na Educação Básica, em contextos comunitários ou no Ensino Superior;
- O Drama nos currículos de formação inicial e/ou continuada em Teatro;
- Drama e descolonização do conhecimento: prática como pesquisa, práticas somáticas, práticas ecológicas, práticas interseccionais e interdisciplinares;
- Drama como Pedagogia e Metodologia de pesquisa;
- Drama, Cena e Dramaturgia.
Além de artigos, o dossiê contemplará submissões nos seguintes formatos: relatos, debates e dramaturgia.
Todos os artigos enviados são avaliados no sistema duplo cego (peer review); e a publicação dar-se-á a partir da aprovação do mesmo por dois/duas pareceristas ad hoc.
Para publicar na Urdimento n.55 o/a interessado/a deve primeiro cadastrar-se como autor/a no link: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/user/register
Em seguida deverá submeter o artigo na plataforma OJS no link da URDIMENTO até 10 de junho de 2025: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
Os artigos devem ser encaminhados de acordo com as Diretrizes para os/as autores/as, no link:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/about/submissions