Dossiê Temático: Teatralidades Negras, Africanas e Afrodiaspóricas

Principalmente desde a virada do século XXI, observa-se, na cena brasileira, o surgimento de uma profusão de experimentos e manifestações cênicas que visam a (re)afirmação das culturas negras. Seja através da abordagem crítica da condição histórica e social do negro ou do resgate do repertório estético e cultural oriundo da Diáspora, tais trabalhos têm conferido frescor à cena, revelando teatralidades que convocam matrizes africanas diaspóricas, bem como apontam para a construção de identidades negras nacionais.

Em diferentes países da África, por sua vez, grupos e artistas vêm apostando em uma diversidade de trabalhos artísticos que tanto experimentam novas formas de linguagem quanto resgatam modelos obliterados pelo regime colonial, fazendo avançar as discussões sobre negritude, imperialismo, pós-colonialismo e raça na contemporaneidade. Assim como acontece no Brasil, pesquisas desenvolvidas em partes do continente africano também têm passado a observar as práticas culturais negras tradicionais à luz dos estudos em artes cênicas, construindo um novo campo de investigação, no qual se entrecruzam, por vezes suscitando dilemas éticos, epistemologias ocidentais e práticas e saberes locais.

 É observando e buscando compreender essa gama de formalizações, experimentos e discussões que acontecem no Brasil e em países da África, que convidamos pesquisadoras/es, artistas e demais interessados a compartilharem reflexões, proposições, metodologias e trabalhos que abordem práticas e experiências cênicas que sejam atravessadas pelo que nomeamos como teatralidades negras, africanas e/ou afrodiaspóricas. Serão aceitos artigos, debates, dramaturgias e relatos que permitam a construção de um panorama acerca dos teatros, danças e performances negras brasileiras e internacionais, assim como das práticas espetaculares negras, africanas e diaspóricas, contemporâneas e tradicionais.

Além de artigos, o dossiê contemplará submissões nos seguintes formatos: relatos, debates e dramaturgia.

Todos os artigos enviados são avaliados no sistema duplo cego (peer review); e a publicação dar-se-á a partir da aprovação do mesmo por dois/duas pareceristas ad hoc.

Para publicar na Urdimento n.53 o/a interessado/a deve primeiro cadastrar-se como autor/a no link: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/user/register

Em seguida deverá submeter o artigo na plataforma OJS no link da URDIMENTO até  20 de setembro de 2024http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento

Os artigos devem ser encaminhados de acordo com as Diretrizes para os/as autores/as, no link:

http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/about/submissions