Dossiê Temático: O que fazer com a teoria teatral?

Para este Dossiê Temático a Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas – receberá artigos até: 02 maio de 2024. Estes artigos devem compor a Urdimento, v.2, n. 51, de julho de 2024. 

O Comitê Editorial proponente deste Dossiê Temático é composto pelas/os professoras/es: Sílvia Fernandes, Universidade de São Paulo (USP) e Edélcio Mostaço, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) (coordenação); José da Costa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Luiz Fernando Ramos, Universidade de São Paulo (USP); Cassiano Sidow Quilici, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Júlia Guimarães Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Proposta do dossiê:

A linguagem teatral está em causa, após as extraordinárias mudanças verificadas nas últimas décadas. Mudanças que atingiram as sociedades como um todo, dando relevo e visibilidade a populações até então invisíveis ou subalternizadas, bem como ampliando a presença e a atuação das mídias digitais no cotidiano delas. Tal ampliação, de caráter sociológico, antropológico, ético, político e tecnológico, cuja amplitude ninguém é capaz de circunscrever, impôs e continua impondo novos hábitos de relacionamentos, novas realidades de existência, novos parâmetros para o que se denominava representação e o que se considerava teatro.

A noção de presença, tão radicalmente enfatizada em algumas proposições sobre o que define o ato cênico, vem sendo contestada por realizações que desafiam suas definições e estruturas, apontando outros possíveis, devires nos quais essa linguagem se altera, se desloca ou sucumbe em função de outras realidades, denominadas virtuais. Assim, uma crise quanto à teoria teatral já está instalada, obrigando seu repensamento, suas potencialidades, suas apostas quanto a um ato cênico futuro.

Sugestões para as abordagens:

  • A crise da linguagem teatral e a expansão das teatralidades.
  • Os limites da teoria teatral frente à crise.
  • O que fazer com a tradição teatral?
  • A presença das tecnologias na cena contemporânea: a condição do performer e do encenador na cena digital.
  • O que é representação em um mundo digitalizado?
  • Pode o mundo atual ser representado pelo teatro?
  • Representação e representatividade na cena atual.

Além de artigos, o dossiê contemplará submissões nos seguintes formatos: relatos, debates e dramaturgia.

Todos os artigos enviados são avaliados no sistema duplo cego (peer review); e a publicação dar-se-á a partir da aprovação do mesmo por dois/duas pareceristas ad hoc.

Para publicar na Urdimento n.51 o/a interessado/a deve primeiro cadastrar-se como autor/a no link: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/user/register

Em seguida deverá submeter o artigo na plataforma OJS no link da URDIMENTO até  02 de maio de 2024http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento

Os artigos devem ser encaminhados de acordo com as Diretrizes para os/as autores/as, no link:

http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/about/submissions