Arar a terra e semear - estratégia metodológica pluricultural
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103562025e0120Palavras-chave:
afrocentrismo, arte-educação, cosmofobia, Capoeira Angola, currículo pluriculturalResumo
A pesquisa-ação envolvida propõe práticas pedagógicas interdisciplinares entre Capoeira Angola e Teatro como modos de aprendizagem para a valorização da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nos espaços escolares. Riscada e grafada em autores como Asante (2009), Rufino (2017) e Thiollent (1986), a metodologia visa combater a cosmofobia (Santos, 2019), expressão da marginalização simbólica da cultura negra. As oficinas realizadas em instituições de ensino públicas e privadas promoveram a ressignificação dos saberes ancestrais, ampliando a efetividade da Lei nº 10.639/03 (Brasil, 2003). A abordagem enfatiza a não-domesticação (Gonzalez, 1984; Santos, 2023) no envolvimento em cenas afro-teatrais.
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Referências
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