Fontainville Abbey: a peça gótica esquecida de William Dunlap, o primeiro dramaturgo estadunidense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0213

Palavras-chave:

William Dunlap, Fontainville Abbey, gótico, dramaturgia, fantasmagoria

Resumo

Fontainville Abbey (1794), de William Dunlap, inspirada em Romance of the Forest (1791), de Ann Radcliffe, é uma peça que ficou relegada ao esquecimento. Dunlap é considerado um exímio historiador, além de ser o primeiro dramaturgo estadunidense e o primeiro escritor de literatura gótica no país. Esquecido por seus pares, Dunlap também foi esquecido pela academia. O objetivo deste artigo é mostrar como a dramaturgia melodramática de Dunlap e seu dialogo com os textos seminais da literatura norte-americana servem como receptáculo de memória e como esta memória, neste caso, a memória da história do teatro melodramático (gótico?) estadunidense, se transforma em fantasmagoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Cianconi, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com período sanduíche no Departamento de teatro na University of Pittsburgh. Mellon School of Theater and Performance at Harvard University. Mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialização em Literaturas de Língua Inglesa (UFF). Graduação em Letras Português Inglês (UFF). JCNE/FAPERJ.

Referências

BOADEN, James. Fontainville Forest, a Play in Five Acts. Londres: Hookham and Carpenter, 1794. Disponível em: https://dn720408.ca.archive.org/0/items/bim_eighteenth-century_fontainville-forest-a-p_boaden-james_1794_0/bim_eighteenth-century_fontainville-forest-a-p_boaden-james_1794_0.pdf. Acesso em: 5 maio 2025.

BOWMAN, Mary Rives. “Dunlap and the "Theatrical Register" of the "New-York Magazine”. Studies in Philology, Vol. 24, No. 3, p. 413-425, 1927. Acesso em: 3 jun. 2025.

BRADFORD, William. “Of Plymouth Plantation”. In: The Norton Anthology of American Literature. Vol. A. New York: W. W. Norton & Company, 2007.

BROCKDEN BROWN, Charles. “Somnambulism: A Fragment”. Disponível em: https://storyoftheweek.loa.org/2016/05/somnambulism-fragment.html. Acesso em: 04 jun. 2025.

BROOKS, Peter. The Melodramatic Imagination: Balzac, Henry James, Melodrama, and the Modes of Excess. New haven: Yale University Press, 1995.

CANARY, Robert H. “William Dunlap and the Search for an American Audience”. Midcontinent American Studies Journal. Vol. 4, n. 1, 1963. Acesso em: 12 maio 2015.

CARLSON, Marvin. The Haunted Stage: The Theater as Memory Machine. Michigan: The University of Michigan Press, 2003.

CIANCONI, Vanessa. As bruxas como desculpa. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2014.

CIANCONI, Vanessa. “Quem foram as bruxas de Salém?” In: HUTTON, Ronald. Grimório das bruxas. Trad. de Fernanda Lizardo. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2021.

CRÈVECOUER, Michel-Guillaume J. “What is an American?”. Disponível em: https://americainclass.org/sources/makingrevolution/independence/text6/crevecoeuramerican.pdf. Acesso em: 22 maio 2025.

DUNLAP, William. “Fontainville Abbey”. In: The English and American Stage. Vol. XXII. New York: David Longworth, 1807.

DUNLAP, William. “Preface”. In: The English and American Stage. Vol. XXII. New York: David Longworth, 1809.

EDWARDS, Jonathan. “Sinners in the Hands of an Angry God.” In: The Norton Anthology of American Literature. Vol. A. New York: W. W. Norton & Company, 2007.

EVANS, Bertrand. Gothic Drama from Walpole to Shelley. Berkeley: University of California Press, 1947.

FISHER, Benjamin & ARGETSINGER, Gerald S. “William Dunlap”. Disponível em: https://www.ebsco.com/research-starters/history/william-dunlap. Acesso em: 19 mai. 2025.

FREUD, Sigmund. O infamiliar [Das Unheimlich]. Trad. de Ernani Chaves e Pedro H. Tavares. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

MCCONACHIE, Bruce. “Theaters for Knowledge Through Feeling, 1700-1900”. In: ZARRILLI, Phillip B. et al. Theater Histories: an Introduction. Oxon: Routledge, 2010.

MILLER, Tice L. “Introduction”. In: DUNLAP, William. A History of the American Theatre from Its Origins to 1832. Chicago: University of Illinois Press, 2005.

MORAMARCO, Fred. “The Early Drama Criticism of William Dunlap”. American Literature, Vol. 40, No. 1, p. 9-14, 1968. Acesso em: 3 jun. 2025.

NASH, Roderick. Wilderness and the American Mind. New Haven: Yale University Press, 1982.

RADCLIFFE, Ann. “On the Supernatural in Poetry”. Disponível em: https://resources.saylor.org/wwwresources/archived/site/wp-content/uploads/2011/01/On-the-Supernatural-in-Poetry.pdf . Acesso em: 4 jun. 2025.

RADCLIFFE, Ann. Romance of the Forest. Oxford: Oxford University Press, 2007.

RICHARDS, Jeffrey H. (org). Early American Drama. London: Penguin Books, 1997.

THOMASSEAU, Jean-Marie. Le Mélodrame: Que se-jais? Paris: Presses Universitaires de France, 1984.

THOMASSEAU, Jean-Marie. O Melodrama. Trad. Claudia Braga e Jacqueline Penjon. São Paulo: Perspectiva, 2012.

WINTHROP, John. “A Model of Christian Charity”. In: The Norton Anthology of American Literature. Vol. A. New York: W. W. Norton & Company, 2007.

Publicado

31-08-2025

Como Citar

CIANCONI, Vanessa. Fontainville Abbey: a peça gótica esquecida de William Dunlap, o primeiro dramaturgo estadunidense. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 55, p. 1–23, 2025. DOI: 10.5965/1414573102552025e0213. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/27388. Acesso em: 1 set. 2025.