Fontainville Abbey: a peça gótica esquecida de William Dunlap, o primeiro dramaturgo estadunidense
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0213Palavras-chave:
William Dunlap, Fontainville Abbey, gótico, dramaturgia, fantasmagoriaResumo
Fontainville Abbey (1794), de William Dunlap, inspirada em Romance of the Forest (1791), de Ann Radcliffe, é uma peça que ficou relegada ao esquecimento. Dunlap é considerado um exímio historiador, além de ser o primeiro dramaturgo estadunidense e o primeiro escritor de literatura gótica no país. Esquecido por seus pares, Dunlap também foi esquecido pela academia. O objetivo deste artigo é mostrar como a dramaturgia melodramática de Dunlap e seu dialogo com os textos seminais da literatura norte-americana servem como receptáculo de memória e como esta memória, neste caso, a memória da história do teatro melodramático (gótico?) estadunidense, se transforma em fantasmagoria.
Downloads
Referências
BOADEN, James. Fontainville Forest, a Play in Five Acts. Londres: Hookham and Carpenter, 1794. Disponível em: https://dn720408.ca.archive.org/0/items/bim_eighteenth-century_fontainville-forest-a-p_boaden-james_1794_0/bim_eighteenth-century_fontainville-forest-a-p_boaden-james_1794_0.pdf. Acesso em: 5 maio 2025.
BOWMAN, Mary Rives. “Dunlap and the "Theatrical Register" of the "New-York Magazine”. Studies in Philology, Vol. 24, No. 3, p. 413-425, 1927. Acesso em: 3 jun. 2025.
BRADFORD, William. “Of Plymouth Plantation”. In: The Norton Anthology of American Literature. Vol. A. New York: W. W. Norton & Company, 2007.
BROCKDEN BROWN, Charles. “Somnambulism: A Fragment”. Disponível em: https://storyoftheweek.loa.org/2016/05/somnambulism-fragment.html. Acesso em: 04 jun. 2025.
BROOKS, Peter. The Melodramatic Imagination: Balzac, Henry James, Melodrama, and the Modes of Excess. New haven: Yale University Press, 1995.
CANARY, Robert H. “William Dunlap and the Search for an American Audience”. Midcontinent American Studies Journal. Vol. 4, n. 1, 1963. Acesso em: 12 maio 2015.
CARLSON, Marvin. The Haunted Stage: The Theater as Memory Machine. Michigan: The University of Michigan Press, 2003.
CIANCONI, Vanessa. As bruxas como desculpa. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2014.
CIANCONI, Vanessa. “Quem foram as bruxas de Salém?” In: HUTTON, Ronald. Grimório das bruxas. Trad. de Fernanda Lizardo. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2021.
CRÈVECOUER, Michel-Guillaume J. “What is an American?”. Disponível em: https://americainclass.org/sources/makingrevolution/independence/text6/crevecoeuramerican.pdf. Acesso em: 22 maio 2025.
DUNLAP, William. “Fontainville Abbey”. In: The English and American Stage. Vol. XXII. New York: David Longworth, 1807.
DUNLAP, William. “Preface”. In: The English and American Stage. Vol. XXII. New York: David Longworth, 1809.
EDWARDS, Jonathan. “Sinners in the Hands of an Angry God.” In: The Norton Anthology of American Literature. Vol. A. New York: W. W. Norton & Company, 2007.
EVANS, Bertrand. Gothic Drama from Walpole to Shelley. Berkeley: University of California Press, 1947.
FISHER, Benjamin & ARGETSINGER, Gerald S. “William Dunlap”. Disponível em: https://www.ebsco.com/research-starters/history/william-dunlap. Acesso em: 19 mai. 2025.
FREUD, Sigmund. O infamiliar [Das Unheimlich]. Trad. de Ernani Chaves e Pedro H. Tavares. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
MCCONACHIE, Bruce. “Theaters for Knowledge Through Feeling, 1700-1900”. In: ZARRILLI, Phillip B. et al. Theater Histories: an Introduction. Oxon: Routledge, 2010.
MILLER, Tice L. “Introduction”. In: DUNLAP, William. A History of the American Theatre from Its Origins to 1832. Chicago: University of Illinois Press, 2005.
MORAMARCO, Fred. “The Early Drama Criticism of William Dunlap”. American Literature, Vol. 40, No. 1, p. 9-14, 1968. Acesso em: 3 jun. 2025.
NASH, Roderick. Wilderness and the American Mind. New Haven: Yale University Press, 1982.
RADCLIFFE, Ann. “On the Supernatural in Poetry”. Disponível em: https://resources.saylor.org/wwwresources/archived/site/wp-content/uploads/2011/01/On-the-Supernatural-in-Poetry.pdf . Acesso em: 4 jun. 2025.
RADCLIFFE, Ann. Romance of the Forest. Oxford: Oxford University Press, 2007.
RICHARDS, Jeffrey H. (org). Early American Drama. London: Penguin Books, 1997.
THOMASSEAU, Jean-Marie. Le Mélodrame: Que se-jais? Paris: Presses Universitaires de France, 1984.
THOMASSEAU, Jean-Marie. O Melodrama. Trad. Claudia Braga e Jacqueline Penjon. São Paulo: Perspectiva, 2012.
WINTHROP, John. “A Model of Christian Charity”. In: The Norton Anthology of American Literature. Vol. A. New York: W. W. Norton & Company, 2007.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)