O parto reverso ou da vertigem que é voltar
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103522024e0103Palavras-chave:
abjeção, feminino, sintonia, performatividade, teatro contemporâneoResumo
No presente artigo, a autora parte de alguns conceitos centrais da psicanálise, como o “enigma da sexualidade” e o “romance familiar”, para um exercício autoetnográfico que toma as questões de gênero e o território da cena e da performance como focos de trabalho e experiência. Ela se debruça, principalmente, sobre o conceito de “feminino como mascarada” da psicanalista Joan Rivière para pensar a performatividade de gênero em sua dimensão sintomática, adotando, a partir da filiação à autora Julia Kristeva, uma perspectiva abjeta.
Downloads
Referências
BERGER, Éléonore. Tuer la mère. Quand Luce Irigaray rencontre Angélica Liddell. In: Eva García-Ferrón y Cristina Ros-Berenguer (coord.). Dramaturgia femenina actual. De 1986 a 2016. Feminismo/s, 30 (diciembre/2017): 21-30, DOI: 10.14198/fem.2017.30.01.
BERNSTEIN, Ana. A performance solo e o sujeito autobiográfico. Revista Sala Preta. São Paulo, v. 1, n. 1, 2001. p. 91-103.
DESPENTES, Virginie. Teoria King Kong. Trad.: Márcia Bechara. São Paulo: n-1 edições, 2016.
FABIÃO, Eleonora. Programa performativo: O corpo-em-experiência. Revista do Lume, n. 4, dez./2013.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: Mulheres, corpo e acumulação primitiva. Trad.: Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2017.
FEDERICI, Silvia. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. Trad.: Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2019.
FROIDEVAUX-METTERIE, Camille. Le corps de femmes: La bataille de l’intime. Paris: Philosophie Magazine Éditeur, 2018.
GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje (Anpocs), 1984. p. 223-244.
IACONELLI, Vera. Mal-estar na maternidade: do infanticídio à função materna; orientador Nelson da Silva Junior. São Paulo, 2012. 130 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
KEHL, Maria Rita. Deslocamentos do feminino: a mulher freudiana na passagem para a modernidade. São Paulo: Boitempo, 2016.
KRISTEVA, Julia. Pouvoirs de l’horreur: Essai sur l’abjection. Paris: Éditions du Seuil, 1980, Approche de l’abjection, p. 7-27. Trad. Allan Davy Santos Sena. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/334123020/Poderes-Do-Horror-de-Julia-Kristeva-Capi1.
LEAL, Dodi Tavares Borges. Performatividade transgênera: equações poéticas de reconhecimento recíproco na recepção teatral; orientador Luis Guilherme Galeão da Silva. São Paulo, 2018, 534 f.
LEITE, Janaina Fontes. Ensaios sobre o feminino e a abjeção na ob-scena contemporânea. Tese (Doutorado em Teoria e Prática do Teatro) – Universidade de São Paulo, 2021.
LEITE, Janaina Fontes. Conversas com meu pai + Stabat Mater: uma trajetória de Janaina Leite. Belo Horizonte: Editora Javali, 2020.
LEITE, Janaina Fontes. Feminino Abjeto. Revista Aspas, 8(1), 2018, 210-240. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v8i1p210-240. Acesso em: 17 fev. 2019.
LIDDELL, Angélica. Primera carta de San Pablo a los Coríntios; You are my destiny, Lo stupro di Lucrezia; Tandy; La novia del Sepulterero. Diario; Salmos. Ciclo de las resurrecciones, Segovia: Ediciones La uña rota, 2015.
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.
MULVEY, Laura. A phantasmagoria of the female body/Cindy Sherman. Newleft Review, n. 88, 1991.
PRECIADO, Paul B. Manifesto contrassexual: Práticas subversivas de identidade sexual. Trad.: Maria Paula Gurgel Ribeiro. São Paulo: n-1 edições, 2014.
PRECIADO, Paul B. Um apartamento em Urano (Conferência). Trad.: C. Q. Kushiner & P. S. Souza Jr. Lacuna: uma revista de psicanálise. São Paulo, n. 8, p. 12, 2019. Disponível em: https://revistalacuna.com/2019/12/08/n-8-12/.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad: Alain François [et al.]. Campinas: UNICAMP, 2007.
RIVERA, Tania. Subversões da lógica fálica – Freud, Lacan, Preciado. Psicanalistas pela democracia. Disponível em:
https://psicanalisedemocracia.com.br/2019/12/subversoes-da-logica-falica-freud-lacan-preciado-por-tania-rivera/. Acesso em: 24 dez. 2019.
RIVIÈRE, Joan. (1929) A feminilidade como máscara. Psyquê. São Paulo, Ano IX, n. 16, jul./dez. 2005, p. 13-24.
RYKNER, Arnaud. Nota sobre o dispositivo. Trad.: Alexandra Moreira da Silva. Porto: Edições Afrontamento, 2018.
SEGATO, Rita Laura. O Édipo brasileiro: a dupla negação de gênero e raça. Série antropologia. 400, Brasília. 2006.
TARELHO, Luiz Carlos. A teoria da sedução generalizada de Jean Laplanche e o descentramento do ser humano. J. psicanal., São Paulo, v. 45, n. 83, p. 97-107, dez. 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010358352012000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 dez. 2020.
VALLEJO, Américo; MAGALHÃES, Ligia C. Lacan: operadores da leitura. São Paulo: Perspectiva, 2008.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)