Dançar intempestivamente - Notas sobre micropolíticas do movimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0201

Palavras-chave:

dança, contemporâneo, coreografia, coreopolítica

Resumo

Este artigo consiste numa reflexão acerca das potências estéticas e políticas da dança, no que ela extrapola o campo autônomo da arte e se imiscui nos processos de constituição das subjetividades e dos lugares. Partindo da prática da dança dita contemporânea e de uma análise somática do que ela pode dar a sentir e a pensar, propomos uma articulação entre o conceito de contemporâneo e de coreografia, a fim de ancorar uma reflexão mais ampla acerca das micropolíticas da dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Rita Nicoliello, Université de Vincennes à Saint-Denis

Doutora em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (CAPES), com estágio doutoral na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (CAPES-COFECUB). Mestre em filosofia pela UFMG (CNPq). Graduada em direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (FAPEMIG). Pesquisadora do corpo, artista e professora de dança contemporânea. 

Referências

ADSHEAD-LANSDALE, Janet; LAYSON, June. Dance History: An introduction. New York: Routledge, 1994.

AGAMBEN, Giogio. “O que é o contemporâneo”. In Nudez. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

BANES, Sally. Terpsichore in sneakers. Post-modern dance. Middletown: Wesleyan University press, 1987.

BERNARD, Michel; FABBRI, Veronique. Généalogie et pouvoir d’un discours: de l’usage des catégories, moderne, postmoderne, contemporain à propos de la danse. Rue Descartes 2004/2 (n. 44), Paris: Éditions College International de Philosophie, p.21-29.

BIGÉ, Emma. Mouvementements. Écopolitiques de la danse. Paris: Éditions La Découverte, 2023.

DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix. Milles Plateaux. Capitalisme et Schizophrénique. Paris: Les Éditions de Minuit, 1980.

DJEBBARI, Élina. Mon contemporain, ce n’est pas ton contemporain In: FRATAGNOLI, Federica; LASSIBILLE, Mahalia (dir.). Danser contemporain : gestes croisés d’Afrique et d’Asie du Sud. Montpellier: Deuxième époque, 2018, p. 27-50.

FRATAGNOLI, Federica; LASSIBILLE, Mahalia (dir.). Danser contemporain : gestes croisés d’Afrique et d’Asie du Sud. Montpellier: Deuxième époque, 2018.

FOSTER, Susan. Coreographing empathy – Kinesthesia in performance. London/New York: Routledge, 2010.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: n-1 edições, 2013.

GUARATO, Rafael. O fardo da história da (e na) dança: consequências da colonialidade e da decolonialidade para historiografias dos suls do ‘sul global’. Revista Brasileira de Estudos em Dança. Porto Alegre, vol. 01, n. 01, p. 108-137, 2022.

GUARATO, Rafael. Histórias da dança que nos contam: a história da dança como conteúdo curricular no ensino superior no Brasil (1980-2020). Revista da Fundarte, ano 23, n. 53, 2023, p. 1-25.

HANNA, Thomas. La somatique. Comment contrôler par l’esprit la mobilité, la souplesse et la santé du corps. Paris: Inter Éditions, 1989.

LANDER, Edgardo (org.). Colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Ediciones Ciccus, 2011

LEITE, Ana Rita Nicoliello Lara. Coreografia das sensações: corpo, dança e filosofia. 2022.Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2022.

LEPECKI, André. Exhausting dance: performance and the politics of movement. New York: Routledge, 2006.

LEPECKI, André. Coreopolítica e Coreopolícia. Revista Ilha, vol. 13, n. 1, jan.-jun. (2011) 2012, p. 41-60.

LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

MARTIN, Randy. Critical Moves: Dance Studies in Theory and Politics. Durham: Duke University Press, 1998.

MAUSS, Marcel. Sociologie et Anthropologie. 10ª ed. «Quadrige». Paris: Presses Universitaires de France (PUF), 2003.

MBEMBE, Achille. Necropolitics. Duke University Press, 2019.

MORAES, Juliana. Coreografia e instalação. Organização do espaço-tempo e imbricação corpo-obra. O Percevejo Online, V. 7, n. 1, p. 13-27, jan./ jun. 2015.

MORAES, Juliana. O conceito de coreografia em transformação. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v.1, n.34, p. 362-377, mar./abr. 2019.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. 4ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.

NOISETTE, Philippe. Danse Contemporaine. Le guide. Paris: Editions Flammarion, 2019.

PENUELA, Pedro. Das Relações entre Dança e Movimento: reflexões sobre diferentes noções de movimento e a dança. In Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 615-640, jul./set. 2018.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. Estética e Política. São Paulo: Ed. 34, 2005.

ROLNIK, Suely; GUATTARI, Félix. Micropolítica. Cartografias do Desejo. Petrópolis: Vozes, 1996.

ROLNIK, Suely. Novas figuras do caos. Mutações da subjetividade contemporânea. In: SANTAELLA, Lucia; VIEIRA, Jorge A (org.). Caos e Ordem na Filosofia e nas Ciências. São Paulo: Face e Fapesp, 1999; p. 206-221.

VALLEJOS, Juan Ignacio. Embarrar el canon: por una coreopolítica de la abundancia. Revista Arte da Cena, v.6, n.2, ago.-dez/2020, p. 7-37.

Publicado

2024-07-24

Como Citar

NICOLIELLO, Ana Rita. Dançar intempestivamente - Notas sobre micropolíticas do movimento. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 51, p. 1–22, 2024. DOI: 10.5965/1414573102512024e0201. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24005. Acesso em: 27 jul. 2024.