Malabarismo de fogo: uma etnografia entre imaginário e simbólico
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101462023e0112Palavras-chave:
circos, malabarismo, etnografiaResumo
Neste artigo discutiu-se sobre o espetáculo de malabarismo de fogo Wiking: Uma Batalha Sonora, a partir de uma escrita performativa com viés etnográfico. Através de uma análise descritiva da cena, complementada com fatores de movimento de Laban, articulada com uma análise crítico reflexiva baseada nas teorias de Alessandro Fontana, destacou-se que o malabarismo de fogo possui peculiaridades denominadas variáveis limites, que influenciam na prática da técnica; além disso, o estudo evidenciou que as disciplinas circenses utilizadas, as ações realizadas e o contexto da apresentação envolvem a morte, tanto no registro imaginário quanto no simbólico.
Downloads
Referências
BAGAI, Eric. Fire safety for jugglers. North Hollywood CA: Forework Publisher, 2002.
BENÍCIO, Eliene. Saltimbancos Urbanos. O circo e renovação do teatro no Brasil 1980-2000. São Paulo: Perspectiva, 2018.
DANCEYS, Charlie. Compendium of Club Juggling. Bristol: Butterfingers, 1995.
FONTANA, Alessandro. La Scena. Venezia: Marsilio Editore, 2019.
GALLO, Fabio Dal; Alves De Macedo, Cristina. Il circo sociale: Escola Picolino Arte-educazione e inclusione sociale. Macerata: Edizioni Simples, 2008.
GALLO, Fabio Dal. A etnografia na pesquisa em artes cênicas. Moringa - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 3, n. 2, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/15350. Acesso em: 30 set. 2022.
GALLO, Fabio Dal. Escola Picolino: o circo social e a arte-educação. São Paulo: Perspectiva, 2018.
GUZZO, M. S. L.; GALINDO, D.; MILIOLI, D. A iluminação cênica como dispositivo da experiência cinestésica. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 37, p. 182-195, 2020. DOI: 10.5965/1414573101372020182. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020182. Acesso em: 29 set. 2022.
LABAN, Rudolf. L’arte del movimento. Macerata: Ephemeria, 1999.
MACEDO, C. A. de; GALLO, F. D. Odisseia dos sentidos: um espetáculo de luz e fogo. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20482. Acesso em: 30 set. 2022.
MANDELL, C. H. Circo: risco, performatividade e resistência. Sala Preta, São Paulo, v.16, n. 1, p. 71-81, 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/111123. Acesso em: 29 set. 2022.
VIKINGS. Vikings. Michael Hirst, dir. Johan Renck, et. al. 2013, Canadá/Irlanda, disponível no serviço de streaming Netflix.
WALLON, Emmanuel. O circo no risco da arte. Belo Horizonte. Autêntica. 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)