Da técnica como poética: um quiasma de dança a partir de Michel Bernard
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101462023e0206Palavras-chave:
Técnica em dança, Poética da corporeidade, Michel Bernard, Pedagogia em dançaResumo
O presente artigo é parte inédita da pesquisa de doutorado, em fase de finalização, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, em que se realiza um estudo tradutório para o português da seminal obra De la Création Chorégraphique, de Michel Bernard (2001). O texto integra a Introdução crítica da tese em que são propostas reflexões no intento de enredar as práticas filosófica e pedagógica em dança, a partir do pensamento do filósofo. Investigou costuras conceituais que buscaram colaborar para uma compreensão de técnica em dança imanente aos processos sensório-perceptivos da experiência corporal. As experimentações aqui apresentadas colocaram, em relação, noções fulcrais na obra do autor – corporeidade dançante, orquesalidade e teoria ficcionária da sensação – enquanto território fértil para repensar o ensino de saberes técnicos em dança, tomando-os como uma das imbricadas faces da poética da dança. Pensar a técnica enquanto poética foi o nosso intento.
Downloads
Referências
BERNARD, Michel. Le corps. Paris: Éditions du Seuil, 1995.
BERNARD, Michel. O corpo. Rio de Janeiro: Apicuri, 2016.
BERNARD, Michel. De la création chorégraphique. Pantin: Centre National de la Danse, Coll. Recherches, 2001.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: lógica da sensação. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
EHRENZWEIG, Anton. L’ordre caché de l’art. Paris: Gallimard, 1976.
GODARD, Hubert. Gesto e percepção. Tradução: Silvia Soter. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia (org.). Lições de dança. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2003, n. 3, p. 11-35.
GREIMAS, A. J.; COURTÉS, Joseph. Sémiotique: dictionnaire raisonné de la théorie du langage. Paris: Hachette, 1979.
MERLEAU-PONTY, Maurice. [1964] O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2000.
OLIVEIRA, Laura Seidler de. Dancidade: gesto como campo de circulação de forças. Tese de doutorado em Artes Visuais. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
ROCHA, Thereza. Dança | Filosofia: Verso e reverso de um dizer. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 19, p. 071-080, 2012.
Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/3192. Acesso em: 27 nov. 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)