A vulnerabilidade como aspecto de atuação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101462023e0205

Palavras-chave:

vulnerabilidade, representação teatral, Coletiva Teatro, teatro performativo, performance

Resumo

Este estudo examina a vulnerabilidade na atuação utilizando a bioética, as ciências sociais e a psicologia, revelando-a como aspecto crucial e significativo para aprofundamento. Para observar, desenvolver e aplicar a vulnerabilidade na atuação, a Coletiva Teatro divide o processo criativo em etapas como parâmetro metodológico. A partir de Stanislavski, Fabião e Feral, a vulnerabilidade se revela pertinente em trabalhos de interpretação, performance e teatro performativo. A observação da vulnerabilidade e seus respectivos agentes vulnerabilizantes permite o reconhecimento dos seus modos de operação e a busca por soluções que permitam uma relação saudável e produtiva como a mesma enquanto potente ferramenta artística.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Silva Lopes, University of Brasília

Mestrado em Artes Cênica pela Universidade de Brasília (UnB). Graduação em Artes Cênica (UnB). Professor e ator. 

Nitza Tenenblat, University of Brasília

Doutorado em Performance Studies pela Universidade da California - Davis (2011). Mestrado em Mestrado em Artes - Royal Holloway University of London (2002). Graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (1999). Profa. Dra. Adjunto III da Universidade de Brasília (UnB).

Referências

BROWN, Brené. A coragem de ser imperfeito. Trad. Joel Macedo. Rio de Janeiro: Sextante, 2013.

FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta, São Paulo, v.8, p. 235-246, 2008. Acesso em: 23 ago. 2022. DOI: 10.11606/issn.2238-3867.v8i0p235-246.

FÉRAL, Josette. Além dos Limites: teoria e prática do teatro. Trad. J. Guinsburg e A. Sousa. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FERRACINI, Renato. Ensaios de Atuação. São Paulo: Perspectiva, 2013.

HOSSNE, William Saad. Dos referenciais da Bioética – a vulnerabilidade. Revista Bioethikos- Centro Universitário São Camilo, p.41-51, 2009. Acesso em: 05 abri. 2022. Disponível em: http://www.saocamilo-sp.br/pdf/bioethikos/68/41a51.pdf

KAPLAN, Donald M. On Stage Fright. The Drama Review: TDR. JSTOR, Cambridge University Press, p. 60–83, 1969. Acesso em: 23 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.2307/1144506.

LOPES, Pedro Henrique Silva. A Vulnerabilidade como aspecto de atuação na Coletiva Teatro. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Artes Cênicas- Universidade de Brasília, Brasília, 2022.

PUCCETTI, Ricardo. O Riso em Três Tempos. Revista do LUME, Campinas, n. 1, p. 67-74,1998, 1998. Acesso em: 23 ago. 2022. Disponível em: https://orion.nics.unicamp.br/index.php/lume/article/view/161.

SIMMONDS, Janette Graetz; SOUTHCOTT, Jane E. Stage Fright and Joy: Performers in Relation to the Troupe, Audience, and Beyond. International Journal of Applied Psychoanalytic Studies, [S. l.], p. 318–329, 2012. Acesso em: 23 ago. 2022. Doi: 10.1002/aps.327

STEPTOE, Andrew et al. The impact of stage fright on student actors. British Journal of Pychofogy, Grã-Bretanha, p. 27-39, 22 fev. 1995. Acesso em: 17 out. 2017. DOI: 10.1111/j.2044-8295.1995.tb02544.x

STANISLAVSKI, Constantin. A Preparação do Ator. Trad. Pontes de Paula Lima. 17.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

TENENBLAT, N. Portas Poéticas: espaço para a imprevisibilidade poética em cena. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1-30, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200037. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18144. Acesso em: 10 abril 2023.

TENENBLAT, N. Direção e Direcionalidade na Criação em Coletivo. ILINX - Revista do LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais, UNICAMP, v. 7, p. 1-9, 2015. Disponível em https://orion.nics.unicamp.br/index.php/lume/issue/view/21. Acesso em: 10 de abril de 2023.

Downloads

Publicado

2023-04-27

Como Citar

LOPES, Pedro Henrique Silva; TENENBLAT, Nitza. A vulnerabilidade como aspecto de atuação. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 46, p. 1–26, 2023. DOI: 10.5965/1414573101462023e0205. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22860. Acesso em: 22 dez. 2024.