Antonin Artaud, o México e os Raramuri: questões raciais e colonialismo nas viagens de Artaud pelo México

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102442022e0208

Palavras-chave:

Antonin Artaud, Colonialismo, México

Resumo

A viagem de nove meses de Artaud através do México, geralmente tratada como uma nota de rodapé em sua biografia, precisa ser vista como sendo mais do que isso: foi um momento decisivo para os rumos de sua obra/vida. Para Jay Murphy (2017), haveria um Artaud antes e outro depois de sua jornada ao México, pois – mesmo que deixemos de lado sua “loucura” – podemos observar uma metamorfose profunda em seu trabalho, uma mudança paradigmática que engloba a evolução de um Teatro da Crueldade em direção ao conceito de Corpo sem Órgãos. Dentro deste contexto, este texto objetiva primeiramente, apresentar criticamente, em perspectiva pós-colonial, as intenções de Artaud ao buscar uma linguagem teatral primordial nos cânions mexicanos – seus limites e possibilidades; e, em segundo lugar, interrogar como as questões raciais foram problematizadas em tal busca e como elas reverberam através de seu trabalho e além, afetando e mudando profundamente o campo dos Estudos em Teatro e Performance.

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Biografia do Autor

Luciana da Costas Dias, Universidade de Brasília (UnB)

Pós-doutorado no Center for Performance Philosophy, da Guildford School of Acting, na University of Surrey, Inglaterra. Doutora em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestrado em Filosofia na UERJ. Bacharel, Licenciada e mestre em Filosofia pela UERJ. Professora Associada do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB). 

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Publicado

2022-09-26

Como Citar

DIAS, L. da C. Antonin Artaud, o México e os Raramuri: questões raciais e colonialismo nas viagens de Artaud pelo México. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 44, p. 1-29, 2022. DOI: 10.5965/1414573102442022e0208. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21615. Acesso em: 1 dez. 2022.