Reflorestar o pensamento ou Ações Performágycas y o ator-xamã
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101432022e0111Palavras-chave:
Teatro indígena, Ações performágicas, Ator-xamã, XamanismoResumo
Ao longo desse artygo foram abordadas aproxymações possýveys entre as artes da cena, com ênfase no teatro-performatyvo, y a performatyvydade dos xamanysmos yndýgenas das terras bayxas da Améryca do Sul. Tomado como conceyto tensyonador a ydeya corporyfycada de ator-xamã, buscou-se neste escryto evydencyar/cryar certos fluxos entre um y outro, ysto é, entre o ator-performer y o xamã yndýgena, partyndo tanto da ydeya de experyêncya y da anályse de prátycas empýrycas, como da cura(dorya) de dyferentes vozes - de pesquysadores, acadêmycos, lýderes yndýgenas, xamãs etc. - que foram postas em dyálogo. Apesar de não haver um aprofundamento teóryco em conceytos especýfycos - em certo sentydo - chamou-se para dançar aquy algumas sementes de pensamento, tays quays, ações performágycas, trabalho do ator sobre sy, a ydeya de andança, a efetyvydade dos sonhos, o não-método, dentre outras ymagens e encantamentos que não se deyxam capturar. Nhauêra abre os camynhos para a floresta do pensar.
Downloads
Referências
ANDRADE, Oswald de. Do Pau-Brasil à Antropofagia e às Utopias. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
ARTAUD, Antonin. Os Tarahumaras. Lisboa: Ed. Relógio D’água, 2000.
BARROS, Manoel de. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2010.
DUARTE, Andreia. O olhar da onça - Percurso da experiência. Revista Arte da Cena, Porto Alegre, v. 4, n.1, p.71-105, 2018. Acesso em: 1 jan. 2018. DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v4i1.52284.
D'ÉVREUX, Yves. Viagem ao Norte do Brasil. Rio de Janeiro: Livraria Leite Ribeiro, [1616]1929.
FERREIRA NETTO, Diogo. A noção de experiência em “O Narrador” de Walter Benjamin. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Filosofia), Universidade Federal Fluminense, Departamento de Filosofia, 2017.
GROTOWSKI, Jerzy. O teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva, 2010.
KRENAK, Ailton. Ailton Krenak - Encontros. Org. Sérgio Conh. Rio de Janeiro: Ed. Azougue, 2015.
KRENAK, Ailton. Ailton Krenak - Coleção tembetá. Rio de Janeiro: Ed. Azougue, 2017.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras. 2019.
KRENAK, Ailton. A potência do sujeito coletivo. Entrevista concedida a Jailson de Souza e Silva. Revista Periferias,. Rio de Janeiro, s.d. disponível em: http://revistaperiferias.org/materia/ailton-krenak-a-potencia-do-sujeito-coletivo-parte-ii/ . Acesso em: dezembro de 2020.
KOPENAWA, Davi & ALBERT, Bruce. A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
NIMUENDAJÚ, Curt. Mitos indígenas inéditos na obra de Curt Nimuendajú. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Rio de Janeiro, n. 21, p.63-111, 1986.
NYN, Juão. O teatro como contracolonyzação tupy-guarany nhandewa. in: Teatro e os Povos Indígenas: janelas abertas para a possibilidade / Zahy Guajajara ... [et al.].- São Paulo : N-1 edições, 2021.
QUILICI, Cassiano S. Antonin Artaud - Teatro e Ritual. São Paulo: AnnaBlume, 2004.
QUILICI, Cassiano S. O Ator-performer e as poéticas da transformação de si. São Paulo: Annablume, 2015.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2007.
RICHARDS, Thomas. Trabalhar com Grotowski sobre ações Físicas. São Paulo: Perspectiva, 2014.
SZTUTMAN, Reanato. O Profeta e o principal: A Ação Política Indígena e Seus Personagens. São Paulo, Ed. da Universidade de São Paulo: Fapesp, 2012.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A inconstância da alma selvagem: e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Metafísicas Canibais: elementos para uma antropologia pós-estrutural. São Paulo: Cosac Naify, 2015a.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. O recado da mata. In: ALBERT, Bruce; KOPENAWA, Davi. A Queda do Céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015b.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)