ÉPICO: Processo criativo em pandemia sobre o teatro épico de Brecht

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0120

Palavras-chave:

Bertolt Brecht, Teatro Épico, Tercer Abstracto, Metodologias de Pesquisa e Criação, Pandemia

Resumo

Este artigo pretende socializar os modos de produção do processo de pesquisa e criação de ÉPICO, da companhia Tercer Abstracto (Chile/Brasil), a fim de responder as perguntas:  Como trabalhar as propostas políticas e artísticas de Bertolt Brecht em tempos de pandemia? Como elaborar, a partir do teatro épico, um experimento cênico desenhado para o ambiente virtual? A partir da análise de documentos, das elaborações de pensamento explícito de Tercer Abstracto e do resultado final da peça ÉPICO, pretende-se demonstrar como a pandemia e o tecnovívio afetaram o processo de pesquisa, conduzindo-o para uma experimentação no ambiente virtual acerca das condições de trabalho e organização coletiva em períodos pandêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Fávero, Universidade de São Paulo (USP)

Mestrando em Artes Cênicas na Universidade de São Paulo (USP).

David Atencio, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando em Artes Cênicas na Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Artes, habilitação em Estudo e Prática do Teatro pela Pontificia Universidad Católica de Chile (2015).

Referências

ATENCIO, David. Memoria de Creación de “Atacama”: Metodología de Abstracción a partir del Color Field Painting de Mark Rothko. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes) - Facultad de Artes de la Pontificia Universidad Católica de Chile, Santiago, 2015.

ATENCIO, David. ÉPICO: Etapa I (Estudo dos Materiais). Mensagem recebida por ggiovannamonteiro@gmail.com ramos.vicente.antunes@gmail.com amanda.dias@usp.br, giuliaconfuorto@gmail.com, edu.rosa62@gmail.com, jotarafaelli@gmail.com, fmartins.mateus@gmail.com, zamaromaro@gmail.com. Data de recebimento: 13 mar. 2020a.

ATENCIO, David. ÉPICO: Proposta Etapa II. Mensagem recebida por

Data de recebimento: 12 jun. 2020b.

AZEVEDO, José Fernando P. "Entre o gatilho e a tempestade": racismo, capitalismo, teatro e a capacidade mimética de um vírus (notas de trabalho para desdobramentos futuros, na encruzilhada-Brasil). 2020. Disponível em <https://www.n-1edicoes.org/textos/3>.

Acesso em: 7 jun. 2021.

BATE-PAPO ÉPICO. São Paulo: Arquivo Digital Tercer Abstracto. Abril, 2021. Vídeo, 48 min., son., cor. Disponível em: <https://youtu.be/P9z3MsWoeYY>. Acesso em 9 de julho de 2021.

BENJAMIN, Walter. Ensaios sobre Brecht. São Paulo: Boi Tempo, 2017.

BOLTZMANN, Ludwig. Modelo. Revista Scientiae Studia, São Paulo, v.11, n.2, p. 381- 389, 2013.

BRECHT, Bertolt. O rádio como aparato de comunicação: Discurso sobre a função do rádio. Estudos Avançados, São Paulo, v. 21, n.60, n.p. 2007. Disponível em <https://www.scielo.br/j/ea/a/tkGMW6LYSKjLJJQFWxy4JRH/?lang=pt>.

Acesso em 7 de junho de 2021.

BUNGE, Mario. Física e filosofia. São Paulo: Perspectiva, 2015.

BORGDORFF, Henk. ¿Dónde estamos hoy? El estado del arte en la investigación artística. Entre Diálogos, v.3, n. 3, p. 102-113, novembro, 2017.

BORGDORFF, Henk. El debate sobre la investigación en las artes. Cairon: Revista de Ciencias de la Danza, Alcalá de Henares: Servicio de Publicaciones de la Universidad de Alcalá, n. 13, p. 25-46, 2010.

CONCILIO, Vicente. BadenBaden: Modelo de ação e encenação no processo com a peça didática de Bertolt Brecht. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.

DESGRANGES, Flávio. La mediación cultural: Estrategias para fomentar la relación entre el espectador y la escena teatral. Paso de Gato: Revista Mexicana de Teatro, Ciudad de México, n. 70, p. 50-52. 2017.

DUBATTI, Jorge. Artistas-investigadoras/es y producción de conocimiento territorial desde el teatro: hacia una Filosofía de la Praxis. In: DUBATTI, Jorge (org.). Artistas-investigadoras/es y producción de conocimiento territorial desde el teatro: Una Filosofía de la Praxis Teatral. Lima: ENSAD, 2020a, p.19-45.

DUBATTI, Jorge. Experiencia teatral, experiencia tecnovivial: ni identidad, ni campeonato, ni superación evolucionista, ni destrucción, ni vínculos simétricos. Rebento, São Paulo, v. 1, n. 12., p.9- 32. 2020b.

DUBATTI, Jorge. Fragmentos - Cultura teatral y convívio. In: Revista Conjunto, nº 136. 2005. Disponível em:

http://casadelasamericas.org/publicaciones/revistaconjunto/136/dubatti.htm. Acesso em: 02 jun. 2021.

FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpos e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.

GARCÍA, Luis Ignacio. Bertolt Brecht, ignorant master. 2016. Disponível em: https://www.academia.edu/4200095/Bertolt_Brecht_ignorant_master.

Acesso em: 23 maio 2021.

GONÇALVES, Natalia. A ‘didática’ nas peças didáticas de Bertolt Brecht: ensino em cena. (Doutorado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2016.

INFANTE, Manuela. Teatro por streaming y el derecho a la opacidad. Revista Hiedra, 2020. Disponível em: https://revistahiedra.cl/opinion/teatro-por-streaming-y-el-derecho-a-la-opacidad/.Acesso em: 7 jun. 2021.

JAMESON, Fredric. O método Brecht. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.

ROQUE, Tatiana; VIDEIRA, Antonio. A noção de modelo na virada do século XIX para o século XX. Revista Scientiae Studia, São Paulo, v.11, n.2, p.281-304, 2013.

ROYO, Victoria Pérez; SÁNCHEZ, José Antonio. La investigación en artes escénicas. Introducción. CAIRON: Revista de Estudios de Danza, Madrid, n. 13, p. 5-13, 2010.

SÁNCHEZ, José Antonio. Brecht y el expresionismo. La Mancha: Universidad de la Castilla, 1992.

Projeto Manifestos: ÉPICO. Arquivo Digital Tercer Abstracto. Julho, 2019. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1qI8wqAl-C6efR5rveRJvemXFagqF_Em9/view?usp=sharing>. Acesso em: maio 2021.

Downloads

Publicado

2021-09-16

Como Citar

FÁVERO, Mateus; ATENCIO, David. ÉPICO: Processo criativo em pandemia sobre o teatro épico de Brecht . Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1–31, 2021. DOI: 10.5965/1414573102412021e0120. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20508. Acesso em: 21 nov. 2024.